MIS exibe o filme “Respect: A História de Aretha Franklin” gratuitamente

Sessão será na quarta-feira, dia 28 de dezembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto

0
292
divulgação

Sessão será na quarta-feira, dia 28 de dezembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto

O MIS (Museu da Imagem e do Som) de Ribeirão Preto, em parceria com o MIS-SP, exibe uma sessão gratuita do filme “Respect: A História de Aretha Franklin” na próxima quarta-feira, dia 28 de dezembro, às 19h. A exibição faz parte do “Pontos MIS”, programa de formação e difusão cultural em todo o estado de São Paulo, que disponibiliza mostras de filmes para as cidades parceiras exibirem nos espaços culturais.

A exibição deste mês faz parte mostra “Para a Mostra Voz Tamanha”, onde foram selecionados filmes que retratam a vida e trajetória de vozes emblemáticas da história do Soul, Jazz e Pop, deixando um legado inquestionável por serem figuras supertalentosas e a frente de seu tempo. “Esta é uma parceria importante, pois nos possibilita oferecer sessões de filmes gratuitos e com qualidade à população, sendo mais uma opção de lazer”, explica Renato Caetano, chefe da Divisão de Equipamentos Culturais.

Além das exibições, as cidades recebem oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando à formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Sobre o filme – Em “Respect: A História de Aretha Franklin”, acompanhamos toda a carreira de Aretha (Jennifer Hudson), desde sua infância, cantando em corais da igreja, até sua ascensão a ícone musical, defensora dos direitos civis e militante em prol das mulheres. O filme constitui uma biografia premonitória. Os espectadores sabem que ela se tornou um dos maiores ícones da música norte-americana, no entanto o roteiro decide comprovar este fato através de evidências coletadas ao longo da vida. Aretha foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame (Hall da Fama do Rock and Roll), sendo vencedora de oito Grammy Awards.

Aretha começou a cantar após a repentina morte de sua mãe, que a deixou incapacitada de falar até seu pai forçá-la a cantar no coral da igreja. Após anos ela finalmente fecha um contrato que muda sua vida como cantora de jazz, tanto que recebeu um prêmio honorário do próprio Martin Luther King. Mas foi apenas com o cover da faixa “Respect” que a carreira de Aretha alavancou para o resto do mundo. Porém com o peso de ser uma mulher negra com tanto trabalho, não só musical, o filme ainda mostra o período mais baixo que a cantora chegou por ficar extremamente exausta.

Serviço

Sessão do filme “Respect: A História de Aretha Franklin”

Valor: Gratuito (sujeito à lotação do local de exibição)

Classificação: 14 anos

Data: 28 de dezembro (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: MIS de Ribeirão Preto

Endereço: rua Cerqueira César, nº 371, Centro