Nesta tarde, 16 de dezembro, a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, representando o prefeito municipal Duarte Nogueira, participou da reinauguração do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno” (MIS RP), em sua nova sede no imóvel tombado da antiga Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Rua Cerqueira César, nº 371, Centro.
Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Turismo, Eduardo Molina, os diretores de Atividades Culturais e Administrativo da SMC, José Venâncio Júnior e Luiz Antônio Pereira da Silva, o Chefe de Seção do MIS, Renato Caetano da Silva, o Diretor do MARP, Nilton Campos, a Chefe de Divisão de Preservação do Patrimônio Cultural, Mônica Jaqueline de Oliveira, os fotógrafos convidados, Matheus Urenha e Maurício Froldi, o presidente do Cineclube Cauim, Fernando Kaxassa, equipe e apoiadores do MIS.
A exposição “MIS RP: a constituição de um acervo público e suas novas estratégias” é composta pela Mostra do acervo MIS RP “A retomada de um patrimônio cinematográfico”, com curadoria de Belisa Figueiró e Milena Maganin, que resgata uma pequena parte do amplo patrimônio cinematográfico do MIS RP, com enfoque no filme “O último cangaceiro”, dirigido por Carlos Mergulhão e lançado em 1971. Sobre essa obra, destacamos os documentos de liberação da censura para a exibição nas salas de cinema, fotos dos bastidores e das principais cenas, além de um exemplar do cartaz original. A mostra conta ainda com objetos tridimensionais de filmagem, edição e projeção de curtas e longas-metragens; publicações sobre o cinema nacional e também catálogos e imagens do cinema regional de Ribeirão Preto e Campinas.
Os visitantes poderão também apreciar “Ensaio sobre o Cinema”, pelos fotógrafos convidados Matheus Urenha e Maurício Froldi, e proposição de Nilton Campos, diretor do MARP. Este projeto traz a visão contemporânea para um tema tão emblemático como o “Cinema”, a partir do olhar de Matheus Urenha e Maurício Froldi, que responderam a este convite com a apresentação inédita de duas fotografias e um vídeo, respectivamente. Tais respostas nos motivam a uma reflexão sobre questões do tempo e da memória.
O Projeto “Barganha” também faz parte da exposição, com a apresentação no MIS RP do vídeo do acervo MARP “Para Ingmar Bergman, com amor.”, da artista Mariana Teixeira. Esta iniciativa tem como objetivo o intercâmbio dos acervos, através de uma parceria entre o MARP e o MIS RP, ativando seus acervos e consequentemente suas exposições, divulgando e valorizando o patrimônio municipal.
A visitação é gratuita e será feita mediante agendamento, respeitando os protocolos sanitários para prevenção da COVID-19. A exposição acontecerá de 16 a 18 de dezembro e de 5 de janeiro a 26 de março, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos. Informações e agendamento: (16) 3635-3660, (16) 98107-6888, ou pelo e-mail mis@cultura.pmrp.com.br.
“Reinaugurar o MIS em sede própria, num ano de tantas incertezas, e com uma exposição de parte de seu acervo ligado a cinema é uma realização para toda a equipe do MIS e da Secretaria da Cultura. Gostaria de agradecer o empenho de todos e dos nossos apoiadores, pois, sem eles, não seria possível abrir o Museu para a visitação do público. Convido a todos a agendarem suas visitas e a reconhecerem o MIS Ribeirão Preto em sua nova localização.”, convida o chefe do MIS, Renato Caetano.