Início Lazer e Cultura MIS é reinaugurado com exposição aberta à visitação

MIS é reinaugurado com exposição aberta à visitação

Visitas podem ser agendadas por telefone ou e-mail

- continua após a publicidade -

Nesta tarde, 16 de dezembro, a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, representando o prefeito municipal Duarte Nogueira, participou da reinauguração do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno” (MIS RP), em sua nova sede no imóvel tombado da antiga Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Rua Cerqueira César, nº 371, Centro.

arquivo

Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Turismo, Eduardo Molina, os diretores de Atividades Culturais e Administrativo da SMC, José Venâncio Júnior e Luiz Antônio Pereira da Silva, o Chefe de Seção do MIS, Renato Caetano da Silva, o Diretor do MARP, Nilton Campos, a Chefe de Divisão de Preservação do Patrimônio Cultural, Mônica Jaqueline de Oliveira, os fotógrafos convidados, Matheus Urenha e Maurício Froldi, o presidente do Cineclube Cauim, Fernando Kaxassa, equipe e apoiadores do MIS.

A exposição “MIS RP: a constituição de um acervo público e suas novas estratégias” é composta pela Mostra do acervo MIS RP “A retomada de um patrimônio cinematográfico”, com curadoria de Belisa Figueiró e Milena Maganin, que resgata uma pequena parte do amplo patrimônio cinematográfico do MIS RP, com enfoque no filme “O último cangaceiro”, dirigido por Carlos Mergulhão e lançado em 1971. Sobre essa obra, destacamos os documentos de liberação da censura para a exibição nas salas de cinema, fotos dos bastidores e das principais cenas, além de um exemplar do cartaz original. A mostra conta ainda com objetos tridimensionais de filmagem, edição e projeção de curtas e longas-metragens; publicações sobre o cinema nacional e também catálogos e imagens do cinema regional de Ribeirão Preto e Campinas.

divulgação

Os visitantes poderão também apreciar “Ensaio sobre o Cinema”, pelos fotógrafos convidados Matheus Urenha e Maurício Froldi, e proposição de Nilton Campos, diretor do MARP. Este projeto traz a visão contemporânea para um tema tão emblemático como o “Cinema”, a partir do olhar de Matheus Urenha e Maurício Froldi, que responderam a este convite com a apresentação inédita de duas fotografias e um vídeo, respectivamente. Tais respostas nos motivam a uma reflexão sobre questões do tempo e da memória.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Projeto “Barganha” também faz parte da exposição, com a apresentação no MIS RP do vídeo do acervo MARP “Para Ingmar Bergman, com amor.”, da artista Mariana Teixeira. Esta iniciativa tem como objetivo o intercâmbio dos acervos, através de uma parceria entre o MARP e o MIS RP, ativando seus acervos e consequentemente suas exposições, divulgando e valorizando o patrimônio municipal.

A visitação é gratuita e será feita mediante agendamento, respeitando os protocolos sanitários para prevenção da COVID-19. A exposição acontecerá de 16 a 18 de dezembro e de 5 de janeiro a 26 de março, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos. Informações e agendamento: (16) 3635-3660, (16) 98107-6888, ou pelo e-mail mis@cultura.pmrp.com.br.

“Reinaugurar o MIS em sede própria, num ano de tantas incertezas, e com uma exposição de parte de seu acervo ligado a cinema é uma realização para toda a equipe do MIS e da Secretaria da Cultura. Gostaria de agradecer o empenho de todos e dos nossos apoiadores, pois, sem eles, não seria possível abrir o Museu para a visitação do público. Convido a todos a agendarem suas visitas e a reconhecerem o MIS Ribeirão Preto em sua nova localização.”, convida o chefe do MIS, Renato Caetano.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

COVID-19 atinge natalidade e Cartórios de Ribeirão Preto registram o menor número de nascimentos em janeiro

Nove meses após o primeiro mês com a pandemia instalada no Brasil, casais optam por não ter filhos e número de registros de nascimentos atinge o menor patamar, em relação à 2020

Renault anuncia investimento de R$ 1,1 bi no Brasil

O anúncio foi feito pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr.

Varejo do Brasil perdeu 75 mil lojas em 2020

O número é o saldo entre abertura e fechamento, São Paulo esta em primeiro lugar em fechamentos definitivos.

OMS condena o lockdown: não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres

O Dr. David Nabarro, da OMS, apelou aos governantes para pararem de “usar lockdown como seu método de controle primário” do vírus da Covid....

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Candidatos têm até terça-feira para manifestar interesse
- PUBLICIDADE -