“MARP – Até onde a vista alcança”, “O sol nasceu para todos” e “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor” são as mostras que se iniciam
Neste sábado, dia 19 de novembro, das 10h às 16h, o Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Pedro Manuel-Gismondi estará aberto ao público, com o início simultâneo de três exposições: “MARP – Até onde a vista alcança”, “O sol nasceu para todos” e “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”.
A proposta sonora para a exposição “MARP – Até onde a vista alcança” apresenta um QR Code afixado no espaço expositivo, que direciona a uma playlist pensada a partir de referências presentes na exposição. Propõe-se que a seleção de músicas seja ouvida durante a visita, traçando paralelos entre os trabalhos expostos e músicas de artistas brasileiros de diferentes gerações e gêneros musicais ou apenas tendo os sons em pano de fundo.
Já a exposição “O sol nasceu para todos” traz um conjunto de obras representativas, com temas recorrentes da produção do artista Macalé, como família, crença e comunidade. O artista começou expondo seus trabalhos na Praça XV de Novembro, sempre divulgando a cultura afro-brasileira e a arte contemporânea, no Brasil e no exterior.
A exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor” terá em sua abertura um bate-papo com a curadora da mostra, Stela Politano, e o arquiteto e professor Yuri Quevedo sobre o tema da exposição, com serigrafias produzidas pelo autor da mostra, entre as décadas de 1970 e 1990.
Quem passar pelo MARP pode explorar essas ricas exposições, junto com a exposição “Geometria afetiva do espaço”, da artista Eny Aliperti, que começou no dia 8 de outubro e se constrói por meio da leitura da sala expositiva do MARP. Os elementos arquitetônicos de composição da sala e de seu entorno são ativados por uma intervenção configurada por meio de tramas executadas com suportes recorrentes na produção da artista (lonas), assim como na utilização de peças gráficas impressas, de eventos realizados anteriormente pelo museu, como informativos, folders, entre outros.
Serviço
Data: 19 de novembro (sábado)
Visitação: das 10h às 16h
Valor: Entrada gratuita
Local: MARP
Endereço: Rua Barão do Amazonas, nº 323 – Centro
Informações: (16) 3635-2421 ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br