Pela segunda vez a ex-primeira-dama de Ribeirão Preto Mariana Jábali comandará a Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II. Ela assumiu a presidência nesta segunda-feira, 2 de janeiro, e já manteve reunião com funcionários da Casa. A gestora já esteve à frente da Fundação Dom Pedro II no período de 2005 a 2008.
“Somos em poucos e temos que nos unir muito para servir a comunidade, apresentando o nosso melhor. São tempos difíceis, mas meu objetivo é honrar o convite do prefeito e meu compromisso como cidadã”, afirma Mariana Jábali.
O Theatro Pedro II, referência cultural e turística de Ribeirão Preto, completou 86 anos em 2016 e funciona no Centro da cidade, recebendo anualmente, espetáculos de toda natureza artística. É o principal teatro de Ribeirão Preto e 2º maior teatro de ópera do país.
A Fundação D. Pedro II tem a finalidade de orientar, incentivar e patrocinar atividades artísticas e culturais, promover a defesa do patrimônio histórico-cultural do município e em especial do Theatro Pedro II, promover cursos, reuniões e congressos visando à realização de objetivos artísticos, culturais e educacionais da cidade e região, atendendo também eventos sem cobrança de ingressos, sendo constituída por conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
Sobre a presidente – Mariana Jábali é bacharel em direito e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade no governo do prefeito Luiz Roberto Jábali. Tem atuação na área social, tendo fundado o Centro Voluntariado de Ribeirão Preto e a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer, da Beneficência Portuguesa. Foi presidente da Fundação Dom Pedro II no governo do prefeito Welson Gasparini, de 2005 a 2008. Atualmente é membro da diretoria da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, tendo sido vice-presidente, e do conselho curador da Faepa, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.