Julinha, esse é o nome da nova moradora do Bosque Zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto (SP). Ela é um filhote de lhama e nasceu na quarta-feira, dia 12 de junho, dentro do próprio bosque.
O filhote veio à vida por meio de uma fêmea que já era moradora do zoológico. A mãe, apelidada de Miriã, morava no Zoológico de Pomerode (SC) e chegou em Ribeirão para fazer companhia ao macho Bob, originário do Zoológico de Bauru (SP) em 2015.
Apesar disso, Julinha não nasceu de um cruzamento entre as duas lhamas. Miriã já estava grávida quando chegou ao bosque de Ribeirão Preto. A torcida da equipe era de que justamente nascesse uma fêmea, para que futuramente ela também pudesse se reproduzir com Bob quando adulta.
As lhamas são mamíferos ruminantes da família dos camelídeos que se alimentam principalmente de capim e grama, sendo originária da América do Sul (Cordilheira dos Andes). A sua maior população vive na Bolívia. Apesar de serem animais dóceis eles costumam se irritar facilmente, espirrando uma espécie de muco em quem os irrita.
Lhamas medem um pouco mais de 1,40m de altura e podem pesar até 150 quilos, além de viverem uma média de 24 anos quando mantidos sob cuidados humanos. Ao se reproduzirem, nasce geralmente um único filhote de até 11 quilos, após uma gestação de 11 meses.