As atividades em comemoração aos 161 anos de Ribeirão Preto continuam nesta sexta-feira, dia 2 de junho, com o “Programa Exposições”, que chega a sua 15ª edição.
Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o Programa seleciona projetos em âmbito nacional para duas exposições a serem realizadas no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).
As inscrições para participar do Programa foram realizadas no início do ano. Esta é a primeira exposição de 2017 e a segunda acontece no final de setembro. O “Programa Exposições” irá receber artistas de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Jacareí, Aparecida de Goiânia, entre outras.
O diretor do MARP, Nilton Campos, falou sobre quando o Programa foi criado e como são escolhidos os artistas.
“Ao criarmos o “Programa Exposições”, pensamos em democratizar a inscrição de artistas para exposições no museu. O processo de seleção do programa ele tem um caráter um pouco mais curatorial, levando em conta a relação entre as obras e o espaço físico, possibilitando uma leitura mais dinâmica do publico”, afirma Nilton.
O MARP é um espaço que incentiva a produção e difusão da cultura em Ribeirão Preto, para atingir uma representatividade cada vez mais expressiva no âmbito das artes visuais, além de projetos que visem à formação e discussão de arte, como palestras, bate-papos, workshops e acompanhamento da produção artística.
Bate-Papo
Tradicionalmente, o MARP realiza um bate-papo com a população na manhã seguinte à abertura de exposição, no dia 3 de junho, às 10h, com os artistas que participam da primeira edição do “Programa Exposições”.
“Essa oportunidade de trazer artistas de fora para expor em Ribeirão Preto, faz a população ter mais contato com a produção atual de arte, tantos dos artistas locais, quanto nacional. Uma exposição que já é tradição e o bate-papo permite que a população tenha um contato mais próximo com os artistas”, explica Nilton.
MARP
O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.
Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.
Serviço
Programa Exposições
Local: Marp
Endereço: Barão do Amazonas, nº 323
Período da mostra: 2 de junho a 7 de julho
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h
Informações: (16) 3635–2421 ou 3941–0089