Início Lazer e Cultura Exposição no MARP abre atividades de aniversário de Ribeirão Preto

Exposição no MARP abre atividades de aniversário de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

As atividades em comemoração aos 161 anos de Ribeirão Preto continuam nesta sexta-feira, dia 2 de junho, com o “Programa Exposições”, que chega a sua 15ª edição.

Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o Programa seleciona projetos em âmbito nacional para duas exposições a serem realizadas no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).

As inscrições para participar do Programa foram realizadas no início do ano. Esta é a primeira exposição de 2017 e a segunda acontece no final de setembro. O “Programa Exposições” irá receber artistas de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Jacareí, Aparecida de Goiânia, entre outras.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O diretor do MARP, Nilton Campos, falou sobre quando o Programa foi criado e como são escolhidos os artistas.

“Ao criarmos o “Programa Exposições”, pensamos em democratizar a inscrição de artistas para exposições no museu. O processo de seleção do programa ele tem um caráter um pouco mais curatorial, levando em conta a relação entre as obras e o espaço físico, possibilitando uma leitura mais dinâmica do publico”, afirma Nilton.

O MARP é um espaço que incentiva a produção e difusão da cultura em Ribeirão Preto, para atingir uma representatividade cada vez mais expressiva no âmbito das artes visuais, além de projetos que visem à formação e discussão de arte, como palestras, bate-papos, workshops e acompanhamento da produção artística.

Bate-Papo

Tradicionalmente, o MARP realiza um bate-papo com a população na manhã seguinte à abertura de exposição, no dia 3 de junho, às 10h, com os artistas que participam da primeira edição do “Programa Exposições”.

“Essa oportunidade de trazer artistas de fora para expor em Ribeirão Preto, faz a população ter mais contato com a produção atual de arte, tantos dos artistas locais, quanto nacional. Uma exposição que já é tradição e o bate-papo permite que a população tenha um contato mais próximo com os artistas”, explica Nilton.

MARP

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Serviço

Programa Exposições

Local: Marp

Endereço: Barão do Amazonas, nº 323

Período da mostra: 2 de junho a 7 de julho

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h

Informações: (16) 3635–2421 ou 3941–0089

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?