InícioLazer e CulturaExposição no MARP abre atividades de aniversário de Ribeirão Preto

Exposição no MARP abre atividades de aniversário de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

As atividades em comemoração aos 161 anos de Ribeirão Preto continuam nesta sexta-feira, dia 2 de junho, com o “Programa Exposições”, que chega a sua 15ª edição.

Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o Programa seleciona projetos em âmbito nacional para duas exposições a serem realizadas no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).

As inscrições para participar do Programa foram realizadas no início do ano. Esta é a primeira exposição de 2017 e a segunda acontece no final de setembro. O “Programa Exposições” irá receber artistas de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Jacareí, Aparecida de Goiânia, entre outras.

O diretor do MARP, Nilton Campos, falou sobre quando o Programa foi criado e como são escolhidos os artistas.

“Ao criarmos o “Programa Exposições”, pensamos em democratizar a inscrição de artistas para exposições no museu. O processo de seleção do programa ele tem um caráter um pouco mais curatorial, levando em conta a relação entre as obras e o espaço físico, possibilitando uma leitura mais dinâmica do publico”, afirma Nilton.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O MARP é um espaço que incentiva a produção e difusão da cultura em Ribeirão Preto, para atingir uma representatividade cada vez mais expressiva no âmbito das artes visuais, além de projetos que visem à formação e discussão de arte, como palestras, bate-papos, workshops e acompanhamento da produção artística.

Bate-Papo

Tradicionalmente, o MARP realiza um bate-papo com a população na manhã seguinte à abertura de exposição, no dia 3 de junho, às 10h, com os artistas que participam da primeira edição do “Programa Exposições”.

“Essa oportunidade de trazer artistas de fora para expor em Ribeirão Preto, faz a população ter mais contato com a produção atual de arte, tantos dos artistas locais, quanto nacional. Uma exposição que já é tradição e o bate-papo permite que a população tenha um contato mais próximo com os artistas”, explica Nilton.

MARP

O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Serviço

Programa Exposições

Local: Marp

Endereço: Barão do Amazonas, nº 323

Período da mostra: 2 de junho a 7 de julho

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h

Informações: (16) 3635–2421 ou 3941–0089

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -