Festival Arigatô é um agradecimento à contribuição cultural da comunidade nipônica ao Brasil
Entre as atrações, haverá grupos de música e dança, karaokê; cosplayers, mágica; oficinas de culinária, pipa, origami e bonsai.
Ribeirão Preto e região ganham um novo Festival da Cultura Japonesa, com três dias de atividades culturais e de lazer totalmente gratuitas, além de muita comida típica. Batizado de Festival Arigatô, o evento tem por objetivo agradecer à cultura nipo-brasileira, fortemente presente na história do país, e em especial aos 781 japoneses que aqui chegaram em 1908, dando origem a mais de dois milhões de descendentes que representam a maior comunidade nikkei fora do Japão.
Esta rica contribuição está evidente na música, na dança, gastronomia, artesanato e nas artes visuais, aspectos culturais que estarão presentes no Festival Arigatô, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho, no Espaço Cultural Santa Teresinha Doutora, em Ribeirão Preto.
Entre as atrações, haverá grupos de música e dança com instrumentos como o Taikô, que inclui equipamentos de percussão típicos da cultura japonesa; apresentação de karaokê; cosplayers (pessoas fantasiadas de personagens da cultura pop); apresentação de mágica; oficinas de culinária, pipa, origami e bonsai.
A organização e logística do setor de alimentação contará com o respaldo da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, que apoia o evento e tem grande experiência no tema, já que coordenava a alimentação do Festival Tanabata, evento que teve 25 edições.
O Festival Arigatô é um projeto do Instituto Biotropica, de Ribeirão Preto, e foi aprovado em primeiro lugar pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio do PROAC. O evento tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.