Respeitável público, teremos alegria no picadeiro, no palco sagrado do universo de todas as possibilidades. E neste sábado, dia 29 de julho, às 16h, no CEU das Artes de Ribeirão Preto, irá acontecer a apresentação da comédia Melodramas de Picadeiro, encenado pela companhia circense, Coração Partido.
O espetáculo é uma realização do grupo Rabugentos Cia Teatral, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac, e da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.
“No embalo das grandiosas cenas e do circo-teatro, nascem melodramas de picadeiro na certeza da transformação do ser humano através da arte, acreditando no teatro como ferramenta infalível da cultura e educação”, explica Gilvan Balbino, autor e diretor do espetáculo.
A abordagem dramatúrgica revela a explícita necessidade de interação entre a arte, artista e espectador, no descobrimento de novas fontes para diminuição das lacunas reflexivas que cercam o teatro como ferramenta infalível das novas diretrizes educacionais.
Melodramas de Picadeiro – Comédia e Drama, nos enlaces da vida humana. Situações inusitadas, surpreendentes e inesperadas é o tempero para contrariar qualquer planejamento corriqueiro. Na arte que imita a vida, que sejam doces os momentos de prazer, e amargos os de dor, na verdadeira expressão do circo-teatro.
A cada noite, abrem-se as cortinas do teatro e no palco os atores trabalham a fim de construir a fantasia teatral, e encher os olhos dos seus espectadores com belíssimos cenários modificados diariamente, com excelentes figurinos e um jogo de iluminação capaz de encantar e transportar o espectador para outro tempo.
A figura central das comédias do circo-teatro é o palhaço, que assim como nos enredos da Commedia Dell’arte italiana (Séc. XVII) desenvolve-se a partir das trapalhadas e dos quiproquós criados pelo palhaço e geralmente tem como temática a fome, a traição, a necessidade financeira, o desejo de se dar bem na vida, o desejo de encontrar uma namorada, a vontade de desempenhar bem o seu papel de criado aliada a uma falta de vontade de trabalhar, o abuso e a inversão do poder, entre outras temáticas atuais que são garantia de muita diversão.
Serviço
Melodramas de Picadeiro
Data: sábado, 29 de julho
Horário: às 16h
Local: no CEU das Artes, rua Benedicto Jacinto de Souza, nº 330
Entrada gratuita