InícioLazer e Cultura5º Festival Nacional de Teatro já tem grupos selecionados

5º Festival Nacional de Teatro já tem grupos selecionados

- continua após a publicidade -

A 5ª edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Nacional de Artes (Funarte), já selecionou os grupos que irão participar do Festival e será realizado no período de 6 a 15 de junho, com apresentações no Céu das Artes, Teatro Municipal e Teatro Minaz.

O Festival é um evento de artes cênicas, de abrangência nacional, que envolve artistas, grupos selecionados e convidados. Este ano, teve recorde de inscritos com 299 grupos dos estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Minas Gerais entre outros.

Durante três dias, todos os grupos inscritos foram avaliados pelos experientes jurados Luciana Schwinden, Cláudia de Bem e Cassiane Tomilhero, que tiveram trabalho para escolher os melhores e que irão participar do Festival.

Para quem quiser participar do Festival, as inscrições para ministrar as oficinas de teatro durante o Festival ainda estão abertas e irão até o dia 14 de maio e podem ser feitas pelo formulário online.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

5º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto

É um evento de abrangência nacional, que possibilita o intercâmbio de companhias e grupos teatrais de âmbito nacional para provocar a aproximação do público e de artistas locais a diferentes manifestações cênicas, contribuindo com a formação de espectadores e a reciclagem de artistas.

Selecionados

·     A Ciranda do Villa – Cia LÚDICOS de teatro popular – São Paulo/SP;

·     Alice mandou um beijo – Cia Cortejo – Três Rios/RJ;

·     Amores e Dores no País das Flores – GRUPO RESID(ê)NCIA – Ouro Preto/MG;

·     Baús do Tesouro – Cia. Artística Avenida Lamparina – Porto Alegre/RS;

·     Cabeça Oca – Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas – Itapira/SP;

·     Cinco Semanas em um Balão – Sabre de Luz Teatro – São Paulo/SP;

·     Concerto em Ri Maior – Cia dos Palhaços – Curitiba/PR;

·     ELDORADO – Eduardo Okamoto – Campinas/SP;

·     Esperando Godot – Garagem 21 – São Paulo/SP;

·     NÓS ou NINGUÉM PODIA OUVIR OS OLHOS DELA – Cia Entre Nós – Franca/SP;

·     O Buraco do Muro – Maracujá Laboratório de Artes – São Paulo/SP;

·     O MELHOR SHOW DO MUNDO… na minha opinião – Tiago Marques – Londrina/PR;

·     O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer – Cia de Teatro Acidental – São Paulo/SP;

·     Sem Título – Coletivo Labirinto – São Paulo/SP;

·     Super Tosco – Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP.

Suplentes

·     Teorema 21 – Grupo XlX de Teatro – São Paulo/SP;

·     Alphonsus – LUME Teatro – Campinas/SP;

·     Brechó da Humanidade Rudinei Morales – Teatro de Animação – Jaraguá do Sul/RJ;

·     Escada Pra Céu – Grupo Bugalha – Ribeirão Preto/SP;

·     A NAu dos Desterrados – Cia de 2 – São José dos Campos/SP.

Selecionadores

Luciana Schwinden: Atriz, pesquisadora em gestão cultural e professora de interpretação dramática, jurada na empresa Aplauso Brasil. Em teatro é formada pelas escolas: Teatro Escola Célia Helena, Escola de Arte Dramática/ECA/USP, e Teatro Tablado no Rio de Janeiro, além de várias oficinas técnicas na linguagem teatral, canto lírico e dramaturgia. A atriz integrou o núcleo artístico do grupo Teatro da Vertigem de 1998 a 2015.

Cláudia de Bem: Light designe, diretora e artista visual, doutoranda na USP/ECA, mestre em artes cênicas pelo PPGAC-UFRGS com especialização em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG-DF. Membro honorário da Associação portuguesa de Cenografia-APCEN.   Sua experiência e dedicação as artes incluem 10 premiações nacionais na área de design cênico. Desde 2006 sua pesquisa é dedicada à luz e o espaço como uma experiência perceptiva e como linguagem.

Cassiane Tomilhero: Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2010, bacharela em Artes Cênicas – Habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2004. Formada no Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do Ministério da Cultura e Senac – 2013/2015. Sócia na produtora Cais das Artes desde 2011, ministra cursos de gestão e produção cultural e participa de coletivos culturais (Movimento Levante Cultura em Campinas e Fórum do Interior, Litoral e Grande São Paulo) onde desenvolve projetos e debates sobre políticas culturais, em parceria com outros artistas e grupos do estado de SP.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music começa amanhã com shows e rodeio: saiba tudo sobre o evento 🐎🎵

O Ribeirão Rodeo Music retorna neste sábado (20) com uma programação imperdível de shows e provas de rodeio. O evento acontecerá também nos dias 26, 27 e 30 de abril, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, com a expectativa de atrair um público superior a 160 mil pessoas.

🎓📚 Região de Ribeirão Preto conta com 1.030 vagas para cursos gratuitos no Vestibulinho 📚🎓

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) até 9 de maio, com prova marcada para 9 de junho.

📚🎶 9ª Semana Senac de Leitura traz música, literatura e inclusão artística às unidades da região 🎵📚

As atividades incluem feira de troca de livros e gibis, rodas de conversa, palestras e workshops, com destaque para uma atividade especial sobre literatura surda em Ribeirão Preto.

🤠🎶 SEXTOU: Rodeio, Festival de Bandas Cover e Comédia: O que Fazer no Final de Semana na Região de Ribeirão Preto 🎸🤠

Para os amantes de rodeio, música e diversão, o final de semana na região de Ribeirão Preto está repleto de opções.

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.
- PUBLICIDADE -