A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) encerrou sua participação na segunda edição da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos fazendo bonito e deixando sua marca nas estradas da região. Além de Alan Maniezzo ter faturado o vice-campeonato geral da competição após pódios nas três primeiras etapas, Rodrigo Melo voou na prova final – 150,1km entre Guarulhos, Arujá e São Paulo –, venceu todos os adversários com tempo de 2h22min03s e subiu ao posto mais alto do pódio do dia.
Maniezzo se garantiu como o segundo melhor do certame de 2017 com três terceiros lugares. No geral, somadas as quatro etapas, fechou seu trabalho em 11h05min48s, apenas 14 segundos atrás do campeão Murilo Ferraz (Funvic). Caio Godoy (Funvic), Felipe Marques (Indaiatuba) e Jordi Simon (Funvic) terminaram em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
O time comandado pelo técnico Marcelo Donnabella ainda voltou para Ribeirão Preto com outros dois títulos: Lucas Motta terminou a Volta como o terceiro colocado geral entre os atletas sub-23 e todos, também em terceiro lugar, conquistaram pódio na classificação geral por Equipes.
“Fizemos uma boa participação, mas temos muito a melhorar para o Brasileiro. Nós e a Funvic ditamos o ritmo da prova e isso é muito importante. Estamos no caminho certo e sempre entre os mais fortes”, avaliou o treinador ribeirão-pretano.
A campanha de Maniezzo
Na quinta-feira (20), dia da etapa inaugural, Maniezzo completou 165km entre Guarulhos e São José dos Campos em 3h44min15s417, faturando o terceiro lugar. Pela segunda etapa, na sexta-feira (20), correu 90km entre Guarulhos e Mairiporã em 1h41min36s. No dia seguinte, foi terceiro colocado novamente ao terminar trajeto de 158,3 quilômetros entre as cidades de Guarulhos, Nazaré Paulista, Igaratá e Santa Isabel em 3h17min57s. No domingo (23), concluiu a quarta etapa apenas cinco segundos atrás do vencedor (2h22min08s) e garantiu o vice-campeonato.
Ao todo, 17 das melhores equipes do Brasil e da América Latina disputaram a competição, que somou 563,4 quilômetros de percurso e, além de Guarulhos, passou por mais seis cidades do Alto Tietê (São José, Mairiporã, Nazaré Paulista, Igaratá, Santa Isabel, Arujá) e pela capital paulista. Além de Maniezzo, Melo e Motta, mais quatro atletas representaram Ribeirão Preto: Rodrigo do Nascimento, Cristian Egídio, Rogério Júnior e Maurício Knapp.
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, Specialized e Usina Batatais, copatrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Clínica Collucci, Savegnago Supermercados, Cuida Bem, Santa Helena, ERT Uniformes, Goal Projetos, Passalacqua, Nutrigesso, OCE, Riberball, Balões Pic-Pic e TGM. Apoio institucional Lei de Incentivo ao Esporte.