Ribeirão Preto terá núcleo do Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Com o objetivo de dar visibilidade ao esporte paralímpico, o programa capacitará professores de educação física do interior paulista.

0
1197

Na manhã desta terça-feira, 23, as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes lançaram o núcleo do Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens) na cidade de Ribeirão Preto, que tem como objetivo fomentar o esporte paraolímpico de base.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do Secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, do Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento e do Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, entre outras autoridades.

Rio de Janeiro – Os atletas paralímpicos André Brasil, Silvânia Costa, Jovani Guissone, e o embaixador do Comitê, Flávio Canto, apresentam os uniformes para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Entre as principais ações propostas do Paradens (https://www.paradens.com.br), a Capacitação Técnica gratuita dará a oportunidade dos professores e atletas da cidade de adquirirem conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades: Bocha; Goalball; Natação e Vôlei Sentado.

“O esporte paraolímpico é transformador na vida das pessoas com deficiência. Melhora a autoestima, autoconfiança, capacidade motora do atleta, entre muitas outras coisas que só acrescentam. E é isso que o Governo de São Paulo está proporcionando aqui, com o Paradens, uma qualidade de vida melhor e inclusiva às pessoas com deficiência de Ribeirão Preto”, afirmou a Secretária Célia Leão.

Foram feitas 5.130 medalhas – 2,5 mil para atletas olímpicos e 2,6 mil para os paralímpicos, que serão distribuídas aos componentes do pódio em estojos de madeira.