Área esportiva teve muitas conquistas; manutenção do PIC também é comemorada
A Secretaria de Esportes contou com o apoio e cessão de uso para vários projetos esportivos parceiros, de entidades, especialmente do terceiro setor, além, claro, da permanência de alguns professores de educação física, pratas da casa da Cava do Bosque, que deram continuidade a projetos já existentes, como tênis de mesa, atletismo, ginástica geral, judô, basquete e ginástica recreativa.
Outro programa de sucesso da Secretaria foi a manutenção das atividades do PIC – Programa de Integração Comunitária, voltado para o público da terceira idade. Não só com a manutenção do programa através da contratação de nova empresa, houve também a ampliação dos núcleos, dos 57 para os atuais 60 núcleos, proporcionando atividades físicas para mais de 2,4 mil idosos.
Para a área esportiva muitas foram as conquistas das equipes que representaram Ribeirão Preto em jogos e eventos oficiais da Secretaria, começando com a própria participação da delegação ribeirãopretana nos Jogos da Juventude do Estado de SP, evento esportivo promovido pela Secretaria de Esportes do Estado (SEESP) e voltado para a faixa etária sub-19, em que várias equipes se destacaram, dentre elas a natação, voleibol, ginástica rítmica e artística, além do futebol de campo feminino e o handebol, mantendo a hegemonia da cidade em algumas modalidades.
Nos Jogos Regionais, ocorridos de forma inédita, nos mesmos moldes dos “Joguinhos do Interior”, ou seja, com ocorrência esportiva de modalidades em várias cidades, Ribeirão Preto também se destacou em várias modalidades. As modalidades que se saíram bem, mesmo com desafios logísticos, foram: Natação, Handebol, Badminton, Futebol de Campo, Voleibol, Atletismo entre outras.
A secretaria também se destacou na realização da etapa da quinta região esportiva do Estado de SP dos Jogos Regionais do Idoso, dividindo frente com mais duas cidades Monte Alto e Batatais. Ribeirão sediou a abertura dos jogos e as modalidades de coreografia, tênis de campo, tênis de mesa, malha, atletismo e natação. Já as outras cidades sediaram: jogos de salão, dança de salão, vôlei e bocha. Neste evento Ribeirão também manteve a tradição e sagrou-se campeã novamente, obtendo índice para os Jogos Abertos do Idoso.
Grandes e profícuas parcerias foram acordadas neste ano além da manutenção de tantas outras, uma vez que a Secretaria de Ribeirão é a grande patrocinadora da maioria dos parceiros em nossa cidade, sempre apoiando e participando, direta ou indiretamente da preparação esportiva das equipes.
A preparação de Ribeirão Preto para sediar os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB) também passa pela organização e estruturação das demandas do Esporte. Em contato com as entidades esportivas e a rede hoteleira desde quando ganhou o direito de sediar a competição estudantil mais importante do calendário esportivo nacional, a cidade vem se articulando com os que estarão direta e indiretamente envolvidos nos Jogos, deste que será o maior evento esportivo que Ribeirão Preto já sediou.
A Cava do Bosque, casa dos esportes de Ribeirão Preto, voltou a respirar esporte, com a inclusão de mais modalidades esportivas no pós-pandemia, com um uso frequente e seguro para os praticantes das modalidades de corrida, atletismo, natação, judô, vôlei, basquete e a mais nova modalidade oferecida em parceria com o Instituto Nova Era – o polo aquático. O mesmo ocorre em outros equipamentos públicos esportivos, como o caso do novo espaço destinado ao atendimento à população – Estação Cidadania e Esportes, recebendo eventos esportivos de grande repercussão – campeonato paulista de karatê e treino nacional da mesma modalidade, além de ser sede de projetos esportivos de parceiros – FIFA/Futebol de Salão e outras modalidades oferecidas à comunidade, além da cessão de uso público para a prática esportiva e recreativa da comunidade do entorno.