Meia da Dinamarca e Inter de Milão teve mal súbito e desabou em campo na partida contra a Finlândia
Christian Eriksen, meia da dinamarquês da Inter de Milão, sofreu um mal súbito durante a partida entre Dinamarca e Finlândia no sábado (12) e recebeu ainda no gramado atendimento com massagem cardíaca, na tentativa de reanimá-lo.
O lance aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo, do lado esquerdo do campo. O meia de 29 anos avançou em direção à bola e caiu desacordado no campo. O lance chamou a atenção de companheiros e rivais, que prontamente pediram atendimento.
Depois do atendimento inicial, acompanhado por gritos da torcida, Eriksen foi removido do gramado em uma maca, com um balão de oxigênio e uma espécie de cortina cobrindo o jogador.
O jogo chegou a ser suspenso pela UEFA, mas após as atualizações sobre o estado de saúde estável de Eriksen, a associação dinamarquesa anunciou o reinício da partida, com cinco minutos referentes ao fim do primeiro tempo, e então a segunda etapa completa. A decisão, segundo a UEFA, foi tomada pelas duas equipes.
Imóvel, o campeão italiano com a Inter de Milão recebeu massagem cardíaca por pouco menos de dez minutos, enquanto jogadores da Dinamarca cercavam o companheiro, para impedir que a torcida e as câmeras tivessem acesso ao atendimento.
À beira do campo, o goleiro Kasper Schmeichel pôde ser visto consolando a esposa de Eriksen, Sabrina Kvist Jensen, que acompanhava a partida das arquibancadas e foi ao gramado. Em imagens recuperadas, foi possível ver Eriksen de olhos abertos na maca, aparentemente acordado.
Segundo o dirigente dinamarquês Peter Moller, Eriksen chegou a falar com seus companheiros de equipe direto do hospital, antes do reinício da partida.
“Estamos em contato com ele, e os companheiros falaram com Christian. São ótimas notíciais, já que ele se recupera bem, e nós conseguimos jogar a partida”.
Após o reinício, a Dinamarca terminou derrotada por 1×0, com gol de Joel Pohjanpalo.
Enquanto aguardavam por notícias, torcedores dinamarqueses e finlandeses interagiram, se alternando para cantar o nome do camisa 10.
Ao marcar o primeiro gol da vitória da Bélgica por 3×0 contra a Russia, Romelu Lukaku, companheiro de Eriksen na Inter de Milão, dedicou o gol ao amigo, correndo para as câmeras e dizendo que o ama.
“Gostei do jogo, mas foi difícil jogar porque estava pensando em Christian Eriksen. Espero que ele esteja bem e dedico essa atuação a ele. Chorei muito, estava com medo, obviamente. Vivemos momentos fortes juntos. Passei mais tempo com ele do que com minha família. Meus pensamentos estão com ele, sua namorada, seus dois filhos e sua família”, disse Lukaku após a partida.
Clubes e seleções usaram suas redes sociais para desejar melhoras ao meia. A associação de futebol da Dinamarca confirmou que Eriksen está acordado e passará por exames.