O Botafogo começa, neste sábado (13), a sua caminhada rumo à Série B do Campeonato Brasileiro, meta sonhada por todos no Tricolor. Estar na segunda divisão nacional no ano de seu centenário é o sonho de todo botafoguense. No ano passado, o acesso escapou por um gol, diante do ABC-RN.
Para não se frustrar novamente, a diretoria do Pantera trouxe reforços experientes, como o atacante Edno, o meia Morais e o zagueiro Gladstone, e designou Rodrigo Fonseca como comandante. Mesmo assumindo pela primeira vez a equipe profissional do Botafogo, Fonseca vinha sendo preparado, há algum tempo, para assumir o Tricolor.
Na estreia deste sábado, marcada para as 19h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Pantera não terá, ainda, força máxima para encarar o Bragantino. Rodrigo Fonseca não pode levar para Bragança o lateral Samuel Santos, o atacante Francis, o volante Walfrido, que se recuperam de lesão, além do atacante recém-chegado Mário, que se apresentou apenas nesta quinta-feira.
O Pantera vem trabalhando firme desde o dia 24 de abril, tempo considerado bom por Rodrigo Fonseca, que viajou para a Terra da Linguiça com algumas dúvidas para definir sua equipe. No último treinamento, nesta sexta, ele fechou a atividade à imprensa e torcida e fez alguns testes.
– Somente durante os jogos poderemos ter uma visão ampla do trabalho que realizamos até o momento. Não tivemos muito tempo, mas temos um elenco de jogadores inteligentes, que assimilam muito rápido e se entendem entre eles. O Bragantino já vem treinando e está pronto. Eles mantiveram uma base da equipe que conseguiu o acesso ao Paulistão, mas independente de qualquer coisa, temos que chegar lá e buscar o resultado positivo – declarou o técnico Rodrigo Fonseca.
FICHA TÉCNICA:
Bragantino x Botafogo
Brasileiro Série C 2017 – 1ª Rodada
Local: Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista (SP)
Data: 13/05/2017 – Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho – SP
Assistente 1: Alberto Poletto Masseira – SP
Assistente 2: Evandro de Melo Lima – SP
Quarto Árbitro: Adriano de Assis Miranda – SP
Bragantino – Rafael Pascoal; Kellington, Guilherme Mattis, Gilberto e Fabiano; Adenilson, Edson Sitta e Rafael Chorão; Roberto Pitio e Vítor. Técnico: Alberto Félix.
Botafogo – Neneca; Carlos Henrique (Gabriel Luiz), Cardoso, Gladstone (Caio Ruan) e Gerley; Mateus Cancian (Rodrigo Thiesesn), Diego Pituca, Vitinho e Morais; Edno e Wesley (Isaac Prado). Técnico: Rodrigo Fonseca.
CONFRONTO:
Botafogo e Bragantino farão o 24º duelo oficial entre as equipes. O Pantera soma sete vitórias, com seis empates e 10 triunfos do Massa Bruta. A primeira partida foi em 1966, com vitória do Tricolor, por 5 a 1, no Estádio Luís Pereira. Do total de confrontos, 16 foram pelo Paulistão, dois pela Série A2, dois pela Copa Paulista e mais dois pelo Brasileiro Série B.
No dia 7 de outubro de 2000, o Botafogo venceu o Bragantino, em Bragança, por 2 a 0, pela Série B do Brasileiro. Já o último confronto aconteceu em 21 de fevereiro de 2015, no Santa Cruz, com vitória botafoguense por 1 a 1, gol de André Santos.
ESTATÍSTICAS DO CONFRONTO:
23 – Jogos
7 – Vitórias do Botafogo
10 – Vitórias do Bragantino
6 – Empates
27 – Gols do Botafogo
29 – Gols do Bragantino
ARTILHEIROS DO BOTAFOGO NO TORNEIO:
Nenhum
ATLETAS LESIONADOS:
Samuel Santos, Walfrido e Francis
ATLETAS COM AMARELO:
Nenhum
ATLETAS SUSPENSOS:
Nenhum
NOTAS CURTAS:
O Tricolor foi vice-campeão da Série C do Brasileiro em 1996, perdendo a final para o Vila Nova-GO, mas conquistando o acesso para a Série B do Brasileiro de 1997.
O goleiro Neneca é um dos ídolos atuais do Tricolor. O arqueiro chegou ao Pantera em junho de 2015 e já realizou 65 jogos oficiais, somando 24 vitórias, 27 empates e 13 derrotas. Sofreu 46 gols nestas partidas.
O volante Rodrigo Thiesen se aproxima dos 50 jogos pelo Pantera. O atleta chegou ao clube em junho de 2015 e já entrou em campo 49 vezes. 17 pela Série D 2015, 14 pelo Paulistão 2016, 15 pela Série C de 2016 e mais três no Paulistão 2017.
Diego Pituca já realizou 58 jogos pelo Tricolor. O polivalente vindo da Matonense, na metade de 2015, atuou em 12 jogos da Série D 2015, 15 do Paulistão 2016, 18 na Série C 2017, e treze no Paulistão 2017.
Quatorze jogadores do elenco da Série C 2017 foram revelados pelo Botafogo, são eles: João Lucas, Talles, Sousa, Gabriel Luiz, Mayc, Guilherme Coruja, Carlos Henrique, Caio Ruan, Júlio Vaz, Guilherme Café, Murillo, Léo Coca, Wesley e Isaac Prado.
Quem também se aproxima de 50 jogos com a camisa tricolor é o lateral-direito Samuel Santos. São 47 partidas oficiais, com cinco gols marcados.
O Botafogo contratou sete reforços para a Série C 017, são eles: Gerley, Cardoso, Gladstone, Mateus Cancian, Walfrido, Morais e Edno.
Contratado para sua terceira passagem pelo Botafogo, o atacante Francis já realizou 61 jogos com a camisa do Pantera, anotando 20 gols.
Francis fez 15 jogos e oito gols na Copa Paulista de 2012; no Paulistão de 2013, o atacante fez 19 jogos e dois gols; e na Série D de 2015, ele atuou por 14 jogos, marcando seis gols, sendo três na primeira partida da final, contra o River-PI. Ele marcou quatro gols no último Paulistão.
O técnico Rodrigo Fonseca comanda pela primeira vez, nesta Série C, a equipe profissional do Botafogo. Em 2015, comandando os juniores, ele foi vice-campeão da Copa São Paulo Júnior com o Pantera. Entre 2015 e 2016, ele comandou a equipe sub-17 do Cruzeiro.
Agência Botafogo