A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) celebra, a partir de hoje, de modo oficial, em seu uniforme, o apoio do Ministério do Esporte, órgão vinculado ao Governo Federal, por meio da LIE (Lei de Incentivo ao Esporte) a um novo projeto com 100% de recursos captados por meio de Leis de Incentivo Fiscal.
As novas vestimentas dos atletas serão apresentadas à imprensa e à população de Ribeirão Preto na tarde desta terça-feira (27), às 14h30, no Ginásio Gavino Virdes, na Cava do Bosque (Rua Camilo de Matos, 627, Campos Elíseos). Estão confirmadas as presenças do Prefeito Antonio Duarte Nogueira junto ao Secretário Municipal de Esporte da cidade, Ricardo Aguiar.
O aporte ao projeto “Ciclismo de Ribeirão Preto Para o Mundo”, cujo principal objetivo é aprimorar e aperfeiçoar a estrutura do ciclismo do município, vem por intermédio da entidade proponente Associação Terra de Ciclismo (ATC) que, criada em 2007, tem o escopo de realizar ações esportivas como uma ferramenta potente, influenciadora e transformadora na formação integral do cidadão. Com enfoque na modalidade, atende desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.
Tal ação deverá tornar a atuação da Equipe no meio profissional ainda mais pujante, visto que a finalidade é oferecer suporte e implementos de qualidade que possam atender à especificidade de cada ciclista. A melhoria nos condicionamentos técnico e tático dos atletas gera influência direta na obtenção de resultados expressivos e significativos relacionados tanto ao desempenho individual, quanto ao coletivo, característica predominante da modalidade.
O aperfeiçoamento de cada um dos ciclistas da categoria elite – além, também, do incessante foco em revelar ciclistas pelas categorias de base –, tem o propósito de deixa-los em plenas condições de voltar a disputar eventuais competições internacionais futuras, um almejado redimensionamento da Equipe. Um crescimento consequente em razão do já vencedor histórico nos cenários estadual, nacional e internacional.
Breve histórico
A Associação Terra de Ciclismo surgiu para profissionalizar a Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto, fundada em 1999 e que até 2003 disputou apenas competições amadoras. A história começou a mudar radicalmente dois anos depois, quando a ciclista Camila Pinheiro faturou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de 2005.
Desde então, o time, de figurante, tornou-se uma das principais referências do esporte no País. Em 2012 e 2013, conquistou o bicampeonato do ranking nacional. No ano seguinte, foi vice-campeão. Em 2015 terminou na terceira colocação, voltando a ostentar o título de vice no ano passado.
Dentre as principais conquistas, 13 medalhas no Campeonato Brasileiro. Seis delas a um único atleta, que faz parte do atual elenco: Rodrigo do Nascimento. Além de três conquistas douradas nos anos de 2013 e 2016 – no ano passado, venceu na Estrada e no Contrarrelógio -, tem uma prata (2014) e dois bronzes (2013 e 2015) também no Contrarrelógio.
Com os resultados, ciclistas que representam ou representaram o município passaram a ser convocados com frequência para a Seleção Brasileira, tais como Camila Pinheiro, Raul Cançado, Eduardo Pinheiro, Gideoni Monteiro, Jerre Adriano, Thiago Nardin, Maurício Knapp, Alan Maniezzo, Luis Fernando Trevisan e Lucas Ribeiro Mota.
Time de vôlei
Durante o evento, a Prefeitura de Ribeirão Preto também irá apresentar o novo time de vôlei do município, comandado por Lipe Fonteles.
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, Specialized e Usina Batatais, copatrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Clínica Collucci, Savegnago Supermercados, Cuida Bem, Santa Helena, ERT Uniformes, Goal Projetos, Passalacqua, Nutrigesso, OCE, Riberball, Balões Pic-Pic e TGM. Apoio institucional Lei de Incentivo ao Esporte.