Secretaria do Meio Ambiente orienta montagem do Tanabata

0
1147

O tradicional Festival Tanabata, realizado em um dos cartões postais de Ribeirão Preto, o Parque Municipal do Morro de São Bento, está seguindo orientações da Secretaria de Meio Ambiente para organizar a montagem da festa e atender diretrizes ambientais como cuidado com ruídos e descarte de rejeitos.

O Parque Municipal do Morro de São Bento, que receberá o Tanabata no próximo final de semana, entre os dias 6 e 8 de julho, é o ponto mais alto da cidade (519 metros) e sua utilização segue parâmetros ambientais estabelecidos por lei.

A montagem e a infraestrutura do Festival foram planejadas para que o evento não impacte os ecossistemas naturais durante os três dias de festa no complexo cultural que compreende a Casa da Cultura, Teatros de Arena e Municipal e as praças do entorno.

A pedido da organização do 24º Festival Tanabata, sob orientação da Secretaria Municipal da Cultura, foi elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente um documento que preconiza medidas para garantir que o evento fique em conformidade com os padrões legais. Na lista de ações sustentáveis estão o cuidado com a emissão de sons e ruídos, o direcionamento das águas residuais para a rede coletora de esgoto e o manejo adequado do óleo de cozinha, que deve ser acondicionado e corretamente destinado.

Para cuidar dos resíduos sólidos (lixo convencional e material reciclável), uma equipe do Projeto Catasonho será designada ao evento. De acordo com Kelly Cristina da Silva, que vai coordenar aproximadamente 10 catadores, a atuação no 24º Festival Tanabata está muito próxima daquilo que é desenvolvido no dia a dia deles: coletar, triar e vender materiais recicláveis.

O Projeto Catasonho visa melhorar a qualidade de vida do catador, tirando-o da informalidade, e é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, tendo a FEA-USP como parceira. “Com essa iniciativa, o catador conquistará benefícios como renda financeira e, principalmente, a autoestima”, ressalta.

Além da preocupação ambiental, das decisões sobre as atrações artísticas nos dois palcos, dos mais de 60 expositores confirmados, da ampla oferta gastronômica e das oficinas culturais, o 24º Festival Tanabata investe também na comodidade dos visitantes. Nesse quesito, uma das novidades é o contêiner sanitário. O módulo habitacional, como também é conhecido esse tipo de banheiro, comporta até sete usuários.

Serão quatro unidades presentes no festival, possibilitando que 28 pessoas utilizem a estrutura ao mesmo tempo. A empresa fornecedora do serviço garantirá a manutenção e a limpeza do equipamento que, segundo ela, oferece o mesmo conforto de um banheiro de alvenaria convencional.

O constante aprimoramento do festival, famoso por receber milhares de pessoas num único final de semana, é assegurado por medidas atualizadas de segurança, como as do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que afere a segurança levando em consideração a lotação máxima do evento.

Outro item verificado com sucesso é o modelo de fornecimento do gás de cozinha para expositores. A padronização implantada há alguns anos facilitou a utilização do GLP, o que agregou ainda mais segurança.

Outra aposta para um futuro próximo é o aumento do número de visitantes que vêm à festa por meio de “carona amiga” ou via corrida contratada por aplicativo de mobilidade. Sendo assim, o Tanabata disponibilizará marcações de dois pontos VENUES para que os motoristas localizem por GPS e possam oferecer um desembarque tranquilo aos seus passageiros.

Serviço
24º Festival Tanabata (entrada gratuita)

Data: 6, 7 e 8 de julho
Local: Morro de São Bento
Realização: Associação Cultural Japonesa e Associação Nipo-Brasileira
Apoio Cultural: Secretaria Municipal da Cultura