O Festival Tanabata, que acontece nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, já começa ganhar forma com o início da montagem de sua estrutura no Morro do São Bento, que traz para Ribeirão Preto um pouco da cultura japonesa, um dos países asiáticos mais enigmáticos e fortes em suas tradições, e que desperta a curiosidade e o fascínio de milhares de brasileiros, como de tantos ribeirão-pretanos.
Em sua 23ª edição, o tradicional Tanabata irá trazer mais de 100 atrações da cultura japonesa entre apresentações musicais, artesanato, artes marciais, grupos de Taiko, sua tradicional culinária e outras diversas atrações. Na sua edição passada, em 2015, o Festival recebeu cerca de 65 mil pessoas durante os três dias de evento e esse ano a expectativa e manter a mesma quantidade de pessoas.
“Este ano o Festival se tornou patrimônio cultural imaterial de Ribeirão Preto. É uma consideração que o município teve em relação à divulgação da cultura japonesa que deixou nossa colônia muito contente com o reconhecimento da nossa cultura”, explicou o presidente do Festival Tanabata, Teruo Abe.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, desde que assumiu a administração municipal, esteve à disposição para ajudar na realização do Festival.
“Este é um evento importante para cidade, uma tradição que não pode ser esquecida. Todas as manifestações culturais devem ser incentivadas”, afirmou o prefeito.
O Festival
Devido à grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade em 1994.
O Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseado em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, no mês de julho, quando é realizado o evento.
O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.
Por meio das suas várias manifestações artísticas, como danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos, artes marciais, artes plásticas, arranjos florais e o cultivo de árvores em miniaturas, há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.
Serviço
43ª Festival Tanabata
Dias: 14, 15 e 16 de julho
Local: Morro do São Bento
Endereço: Praça Alto do São Bento, S/N
Entrada Gratuita