23º Festival Tanabata será neste fim de semana

0
1133

Mais de 65 mil pessoas são esperadas a partir desta sexta-feira, dia 14 de julho, no Morro do São Bento, para participar dos três dias do 23º Festival Tanabata, que traz para Ribeirão Preto um pouco da cultura japonesa. Suas tradições despertam a curiosidade e o encanto de milhares de ribeirão-pretanos, além das pessoas que moram na região e vêm participar do Festival.

O Festival terá mais de mais de 100 atrações da cultura japonesa, que irão acontecer nos palcos tradicional e o Seinenkai, com músicas, artes marciais, grupos de Taiko, além das mais de 70 barracas com artesanato, bonsai e a tradicional culinária. Também terão diversas oficinas para quem quiser aprender a fazer origami, pipa-modelismo, mangá e a culinária japonesa.

Foto : Divulgação

Sucesso das últimas edições do Tanabata, o palco Seinenkai traz diversas atrações para os jovens amantes da cultura japonesa. Criado em 2012 para promover a fusão entre a cultura tradicional e a cultura pop japonesa no Festival, o palco tem uma programação variada e promove o tradicional concurso de cosplay, apresentações musicais, workshop e diversas atividades.

O Tanabata leva muitas pessoas ao Morro do São Bento interessadas em saborear a culinária típica japonesa nas praças de alimentação montadas no Morro de São Bento. Por isso, o Festival tem um cuidado especial com o conforto do público e fechou uma parceria com a ONG Resolvi Mudar. Suas equipes irão recolher todo o material descartado nas lixeiras ou que, por ventura, estejam nas mesas, como latas, copos e pratos.

“Este ano o Festival se tornou patrimônio cultural imaterial de Ribeirão Preto. Uma consideração do município em relação à divulgação da cultura japonesa que deixou nossa colônia muito contente com o reconhecimento da nossa cultura”, explicou o presidente do Festival Tanabata, Teruo Abe.

Para a secretária da Cultura, Isabella Pessotti, a realização do Tanabata traz para Ribeirão Preto a essência da cultura japonesa. “Temos uma cultura milenar que precisa ser preservada. O Tanabata é um Festival que, durante três dias, faz os ribeirão-pretanos vivenciarem a cultura japonesa e a ver como ela é rica em detalhes”, disse a secretária.

Já o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, desde que assumiu a administração municipal, sempre esteve à disposição para ajudar na realização do Festival. “O Tanabata é importante para cidade. Uma tradição que não pode ser esquecida, pois todas as manifestações culturais devem ser incentivadas”, afirmou o prefeito.

O Festival

O Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseado em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, no mês de julho, quando é realizado o evento.

Devido à grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade em 1994.

O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Por meio das suas várias manifestações artísticas, como danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos, artes marciais, artes plásticas, arranjos florais e o cultivo de árvores em miniaturas, há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.

Serviço

43ª Festival Tanabata

Dias: 14, 15 e 16 de junho

Local: Morro do São Bento

Endereço: Praça Alto do São Bento, S/N