InícioEspeciaisFestival Tanabata23º Festival Tanabata será neste fim de semana

23º Festival Tanabata será neste fim de semana

- continua após a publicidade -

Mais de 65 mil pessoas são esperadas a partir desta sexta-feira, dia 14 de julho, no Morro do São Bento, para participar dos três dias do 23º Festival Tanabata, que traz para Ribeirão Preto um pouco da cultura japonesa. Suas tradições despertam a curiosidade e o encanto de milhares de ribeirão-pretanos, além das pessoas que moram na região e vêm participar do Festival.

O Festival terá mais de mais de 100 atrações da cultura japonesa, que irão acontecer nos palcos tradicional e o Seinenkai, com músicas, artes marciais, grupos de Taiko, além das mais de 70 barracas com artesanato, bonsai e a tradicional culinária. Também terão diversas oficinas para quem quiser aprender a fazer origami, pipa-modelismo, mangá e a culinária japonesa.

Foto : Divulgação

Sucesso das últimas edições do Tanabata, o palco Seinenkai traz diversas atrações para os jovens amantes da cultura japonesa. Criado em 2012 para promover a fusão entre a cultura tradicional e a cultura pop japonesa no Festival, o palco tem uma programação variada e promove o tradicional concurso de cosplay, apresentações musicais, workshop e diversas atividades.

O Tanabata leva muitas pessoas ao Morro do São Bento interessadas em saborear a culinária típica japonesa nas praças de alimentação montadas no Morro de São Bento. Por isso, o Festival tem um cuidado especial com o conforto do público e fechou uma parceria com a ONG Resolvi Mudar. Suas equipes irão recolher todo o material descartado nas lixeiras ou que, por ventura, estejam nas mesas, como latas, copos e pratos.

“Este ano o Festival se tornou patrimônio cultural imaterial de Ribeirão Preto. Uma consideração do município em relação à divulgação da cultura japonesa que deixou nossa colônia muito contente com o reconhecimento da nossa cultura”, explicou o presidente do Festival Tanabata, Teruo Abe.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para a secretária da Cultura, Isabella Pessotti, a realização do Tanabata traz para Ribeirão Preto a essência da cultura japonesa. “Temos uma cultura milenar que precisa ser preservada. O Tanabata é um Festival que, durante três dias, faz os ribeirão-pretanos vivenciarem a cultura japonesa e a ver como ela é rica em detalhes”, disse a secretária.

Já o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, desde que assumiu a administração municipal, sempre esteve à disposição para ajudar na realização do Festival. “O Tanabata é importante para cidade. Uma tradição que não pode ser esquecida, pois todas as manifestações culturais devem ser incentivadas”, afirmou o prefeito.

O Festival

O Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseado em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, no mês de julho, quando é realizado o evento.

Devido à grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade em 1994.

O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Por meio das suas várias manifestações artísticas, como danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos, artes marciais, artes plásticas, arranjos florais e o cultivo de árvores em miniaturas, há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.

Serviço

43ª Festival Tanabata

Dias: 14, 15 e 16 de junho

Local: Morro do São Bento

Endereço: Praça Alto do São Bento, S/N

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -