Vitrine mundial dos principais lançamentos da cadeia sucroenergética, a FENASUCRO & AGROCANA traz, em sua 26ª edição, inovações com foco no aumento da produtividade e evolução dos processos. A feira está acontecendo em Sertãozinho até o dia 24/08.
“O que chama a atenção no evento é a quantidade de novas tecnologias, sistemas e processos para tornar tudo automatizado. Tecnologias que, há pouco tempo, nem imaginávamos que seriam possíveis aplicar na prática”, disse o visitante Marcio Ferraira Monte, agrônomo e executivo do setor, que veio do estado do Mato Grosso do Sul e conheceu os principais lançamentos do evento nesta quarta-feira (22).
Para aumentar o índice de automação e controle nas usinas, a empresa Digimed apresenta na feira novos equipamentos para o monitoramento contínuo. O lançamento, DM-QETA, faz todo o controle online da qualidade do etanol produzido. Ainda na linha da indústria 4.0, a empresa Pepperl+Fuchs lança na feira uma esteira digital de controle e pesagem da cana que sai do campo e entra para a indústria. A multinacional também traz para o evento outro lançamento: um tablet especialmente desenvolvido para uso em ambientes com risco de explosão, como o das usinas. Os dispositivos evitam acidentes e podem ser usados pelos profissionais para fazer o acompanhamento online e digital dos processos, sem nenhum risco.
E a segurança está entre os aspectos da indústria 4.0. A empresa Uniweld lança na feira, com tecnologia totalmente nacional, o Robô Weld, que faz a manutenção em moendas – enquanto elas trabalham- e ajudam a melhorar a produtividade durante o processamento da casa. A tecnologia torna ainda o processo mais seguro, por ser operada remotamente.
Após quatro anos de pesquisa, a empresa Authomathika traz para o mercado o DCLT -1C, que aumenta a eficiência nas usinas ao melhorar o processo de extração de caldo, evitando desperdícios. “Com esse equipamento, é feito todo o controle da produção, o que aumenta em até 10% a estabilidade”, explica Myrco Micali, analista comercial da empresa.
Para elevar a produtividade nas usinas, a Dow lança na feira a Powercanetm, que reduz a espuma formada na produção de etanol, durante a fermentação. “Essa nova tecnologia foi desenvolvida a partir da experiência da Dow no segmento sucroalcooleiro e seu compromisso com a inovação neste setor”, destaca Gustavo Ricci, diretor de Vendas na Dow.
A FENASUCRO & AGROCANA acontece no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho. A visitação na plataforma comercial é das 13h às 20h e os eventos de conteúdo acontecem a partir das 08h até 18h. A feira é uma realização do CEISE-Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. O credenciamento ainda pode ser feito pelo www.fenasucro.com.br .