Cerca de 1.100 alunos da rede estadual de ensino de Ribeirão Preto e envolvidos no Projeto “Combinando Palavras” terão um encontro com o autor Marçal Aquino durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira (12), a partir das 8h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, palco principal da festa literária e também com o escritor homenageado Ignácio de Loyola Brandão que atenderá a cerca de 500 alunos da Fundação Educandário no Teatro Municipal. Até o próximo domingo (16), a previsão dos organizadores é que a feira deve atrair cerca de 200 mil visitantes, principalmente estudantes.
Segundo professores que acompanham o projeto, a expectativa dos alunos é grande diante da aproximação do dia do encontro. Nesta edição, eles aprenderam a ler a obra do autor escolhido e a combinar palavras com ele e agora vão entregar trabalhos em homenagem a cada escritor do projeto.
“O conhecimento do conteúdo dos livros e o contexto que levaram o autor a se esmerar na escrita faz um diferencial extraordinário para o estudante. Este diferencial é evidenciado quando o aluno tem um contato direto com o autor”, avalia João Ailton Lemos Ferreira, diretor da Etec José Martimiano da Silva. “Participar do evento e homenagear o autor com um encontro é emocionante! Para alunos e professores, chega a ser a realização de um sonho”, diz Ana Cleide Souza de Castro, diretora de escola do Colégio Camillo de Mattos, mantido pela Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira”. Para o gerente do SESC, Lucas Molina, é de fundamental importância este contato das crianças e dos jovens com os autores. “Essa criação de vínculo com autores vai além da leitura”, expressa.
O escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão, Marçal Aquino, diz que o encontro com jovens leitores, tem um aspecto fundamental, que é o de desmitificar o autor, “convertendo-o em alguém de carne e osso, próximo e, portanto, acessível, a ele, leitor, que, no fim das contas, é quem justifica a existência de qualquer escritor e de todos os livros que já foram escritos”, avalia Aquino.
Já Loyola Brandão diz que muitas vezes, no contato com leitores é que o escritor tem ideia do que ele faz e como é visto e a quem atinge. “Descobrimos que alguns caminhos estão errados e corrigimos a bússola. Quantas vezes de uma conversa não me saiu uma crônica, um conto, uma situação”, comenta. Escritor e jornalista, nasceu em 1936, em Araraquara, Loyola já publicou 45 livros entre romances, contos, crônicas, biografias, viagens e infantis, muitos deles com traduções para o inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano. São destaque em sua produção livros como “Zero”, “Não Verás País Nenhum” e “Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos”. Seu romance mais recente, “Desta terra nada vai sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela”, esgotou-se no primeiro mês de seu lançamento, em outubro de 2018. Entre seus inúmeros prêmios, Loyola ganhou o “Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Letras, em 2016, além de seis Jabutis. Em março deste ano, o escritor foi eleito, por unanimidade, à Academia Brasileira de Letras e passou a ocupar Cadeira 11, vaga desde 10 de setembro do ano passado, com o falecimento do Acadêmico e Jurista Helio Jaguaribe. Loyola pertence à mesma geração de outros imortais como Nélida Piñon, Antonio Torres, Cícero Sandroni e Rosiska Darcy, Moacyr Scliar e João Ubaldo Ribeiro.
Resumo do dia
Às 9h30 acontece o Salão de Ideias, no Auditório Meira Junior, com a professora travesti, feminista e doutora em teoria literária Amara Moira. Ela abordará a visibilidade que as pessoas trans vêm conquistando e a presença que começam a fazer no universo acadêmico. Autora do livro autobiográfico E Se Eu Fosse Puta e de Vida Trans — A Coragem de Existir, o encontro irá discutir como essas identidades passam a afetar cada vez mais a maneira de pensar a literatura.
Ainda pela manhã, haverá apresentação da peça de teatro, Sonhos de uma noite de verão, com a Cia do Abração, que promete levar ao público uma releitura da peça teatral de William Shakespeare, uma comédia escrita na década de 1590. O espetáculo acontece na Tenda do Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II, às 10h. Antes, às 9h30 na Biblioteca Padre Euclides, localizada na Rua Visconde de Inhaúma, 490, o filme Sob a Pata do Boi, é exibido para ao público. A produção cinematográfica relata a pecuária como uma bandeira econômica e cultural da Amazônia e seus reflexos no desmatamento. Após a exibição, haverá debate entre a plateia com Guilherme Bircol e a equipe da Ilha do Conhecimento.
Logo no começo da tarde, acontece o Seminário de Educação com o tema Dificuldades aparentes, desafios reais: diagnósticos e propostas para a educação básica brasileira, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP/USP). Dividido entre dois painéis: o primeiro das 13h30 às 15h, será “Documentos oficiais (favorecem ou limitam a ação do docente?)”, com a participação do expositor Francisco Aparecido Cordão e o debatedor Elie Ghanem. No segundo painel, das 15h30 às 17h, debatem “Tecnologias e a educação (em buscando das articulações entre Meios e Fins)”, com Lino de Macedo, expositor, e Nilson José Machado, debatedor.
Às 14h30, no Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II, acontece o Salão de Ideias, sobre Arte sequencial, leitura e educação: quadrinhos e fanzines como registro da história e patrimônio, com Arnaldo Martinez de Bacco Junior, Arnaldo Martinez de Bacco Neto, Angelo Davanço e Cordeiro de Sá. O evento levará ao público a pergunta de como as histórias em quadrinhos e os fanzines podem ser utilizados como registro de histórias e do patrimônio dos municípios e tratará alguns relatos de casos dos projetos Circuito Zine e RP HQ.
Ao final da tarde, o espaço do Salão de Ideias recebe novamente o escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão, Marçal Aquino. O autor nasceu em 1958, no interior paulista, na cidade de Amparo. Publicou, entre outros livros, os romances: Eu receberia as piores as piores notícias dos seus lindos lábios, O amor e outros objetos pontiagudos, O invasor, Cabeça a prêmio, Faroeste, entre outros. Escreveu roteiros de filmes como Os Matadores, Os Invasor, O Cheiro do Ralo e Tungstênio.
Concentrando atividades de diferentes naturezas e propósitos, mas todos ligados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a quarta-feira termina com o Concerto Musical da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), com quase 100 anos de idade, fundada em 1921. Em março de 2019, a Sinfônica anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles Projeto Tocando a Vida, Série Juventude Tem Concerto, Ensaio Aberto, Música Solidária, Música nas Igrejas, Ciranda Sinfônica, Série Concertos Internacionais e Série Concertos Especiais.
A orquestra interpretará obras de Villa-Lobos e Tchaikovsky e contará com a participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Estão no repertório, composições como Bachianas Brasileiras nº9 e nº5, criadas pelo fluminense Heitor Villa-Lobos, descrito como a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira. Villa Lobos acabou tornando-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2.000 obras até sua morte, em 1959. Ele foi responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente musical do Modernismo no Brasil.
ATIVIDADES DO DIA
OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.
9h – PALESTRA | Um Dia de Sobriedade [Comad]
Local: Auditório Sincovarp
Tema aborda os diversos problemas da dependência química e do abuso de drogas e álcool e o impacto nas esferas familiares – com Nilton Carvalho. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada.
9h – MESA-REDONDA | Ensino e aprendizagem de língua portuguesa e literatura – com Maria Beatriz Gameiro Cordeiro e Elizabeth da Silva Macena
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
A mesa promove uma reflexão a respeito do ensino de língua e literatura na escola, seus desafios e possibilidades.
9h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Feira de Teatro Lambe-Lambe
Local: Sesi Ribeirão Preto
Apresentação simultânea de diversas caixas lambe-lambe. A feira foi idealizada como um ponto de encontro dos integrantes do coletivo Teatro de Caixeiros – uma intervenção que apresenta suas caixas e respectivas histórias em miniatura.
9h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA [Sesi CE298]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Apresentação de música e dança dos alunos dos 5º anos do ensino fundamental, baseada na homenagem da Escola de Samba Tradição 2012 ao cartunista Ziraldo.
9h às 13h – OFICINA | Poesia têxtil – com Zezé e Alvinho Cherubini
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
Utilizando retalhos de tecido, linhas, rendas e diversos aviamentos, os participantes irão ilustrar em um painel de tecido, poemas inspirados nas obras de Manuel de Barros e Cecília Meireles.
9h30 – SALÃO DE IDEIAS | Qualidade de vida da juventude à 3ª idade – com Alma Blásida Elizaur Catirse, Kelly Graziani Giacchero Vedana, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Maria Paula Panúncio Pinto e Vinicius Pedrazzi
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar
Professores da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) discorrem sobre a qualidade de vida da juventude à terceira idade.
9h30 – EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE | Sob a Pata do Boi
Local: Biblioteca Padre Euclides
O filme evidencia a pecuária como uma bandeira econômica e cultural da Amazônia e seus reflexos no desmatamento. Haverá debate entre Guilherme Bircol e equipe da Ilha do Conhecimento. Atividade agendada.
9h30 – SALÃO DE IDEIAS – Amara Moira
Local: Theatro Pedro II — Auditório Meira Junior
Com a visibilidade que pessoas trans vêm conquistando, junto ao fato de estarmos começando a nos fazer presentes no universo acadêmico, o debate em torno dessas identidades passa a afetar cada vez mais a maneira como pensamos a literatura.
A professora Amara Moira, travesti, feminista e doutora em teoria literária, aborda a visibilidade que as pessoas trans vêm conquistando e a presença que começam a fazer no universo acadêmico. Amara é autora do livro autobiográfico “E Se Eu Fosse Puta” e de “Vida Trans – A Coragem de Existir”.
10h – OFICINA CRIATIVA COM RESÍDUOS – com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
A artista conduz uma oficina que utiliza resíduos como tecidos, tampinhas, madeiras e plásticos como inspiração para a criação de objetos decorativos e utilitários. Capacidade máxima: 30 pessoas.
10h – ESPETÁCULO DE TEATRO INFANTIL | Sonhos de uma noite de verão – com a Cia do Abração
Local: Tenda Sesc
Quatro idosos, contadores de histórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a história dos encontros e desencontros de dois casais.
10h30 – LEITURAS DRAMÁTICAS [Senac]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
13h – OFICINA | Aproveitamento integral dos alimentos – com Aline Cristiane Pernati Marchetti [Sesi]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Por meio da oficina, a nutricionista pretende sensibilizar os participantes à prática sustentável no preparo dos alimentos, apresentando quais de suas partes podem ser aproveitadas, seus valores nutricionais, bem como suas formas de higienização e conservação. Capacidade máxima: 30 pessoas.
13h às 14h30 – INTERVENÇÃO | Lettering poético – com Liliane Sene
Local: Esplanada Theatro Pedro II
O público descobre a versatilidade do lettering ao ver um poema de sua escolha ganhar contornos de desenho em um papel.
13h30 às 15h | 15h30 às 17h – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO | Dificuldades aparentes, desafios reais: diagnósticos e propostas para a educação básica brasileira [IEA-RP/USP]
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Painel I (13h30 às 15h): Documentos Oficiais (Eles favorecem ou limitam a ação docente?), com Francisco Aparecido Cordão (expositor) e Elie Ghanem (debatedor).
Painel II (15h30 às 17h): Tecnologias e Educação (Em busca da articulação entre Meios e Fins), com Hélio Dias (expositor) e Lino de Macedo (debatedor).
Confira programação e detalhes do evento no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
14h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA [Sesi CE298]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentam dramatização adaptada do livro “Menina Nina”, de Ziraldo.
14h – PALESTRA | Drogas e curiosidades [Comad]
Local: Sincovarp – Auditório
O encontro irá debater o uso de drogas e fará uma reflexão sobre o tema – com Camila Andrade. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada.
14h – SALA DE AULA ABERTA | A BNCC — Professor está preparado para trabalhar com as competências? Com Patrícia Papa e Diego Lion [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
A BNCC traz um novo desafio: olhar para a formação do aluno a partir das competências. Qual o caminho para trabalhar sob esta perspectiva sem prescindir dos conteúdos? Como conciliar as 10 competências gerais com as específicas? Questões que visam auxiliar os professores a trabalhar a prática em sala de aula.
14h às 17h – APRESENTAÇÃO MUSICAL | Projeto Guri
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Apresentação dos alunos entre 6 e 18 anos do projeto mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto.
14h às 18h – OFICINA | Criando Histórias e semeando saberes: Isogravura – com Companhia O Curioso
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades — Sesc
Os participantes farão uma poesia coletiva resultando num pequeno livro e para ilustração individual utilizarão a Isogravura, técnica da xilogravura com o isopor.
14h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Coral do Centro Médico – com regência de Suzana Samorano
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
14h30 – SALÃO DE IDEIAS | Educação e sustentabilidade – com Heloisa Alves, Margaret de Castro, Elaine Assolini, Leonardo Scarulis, Leny André Pimenta e Emerson Rodrigo Camargo Mediação: Camilo André Mércio Xavier.
A mesa abordará algumas das contribuições da educação para a construção de uma sociedade sustentável, capaz de projetar o seu desenvolvimento humano, social, econômico, ambiental, cultural e tecnológico em longo prazo, considerando suas possibilidades, limites e desafios. Após a atividade, haverá o lançamento do livro “FMRP-USP e Gepalle-USP abraçam as escolas da rede pública”.
14h30 – ESPETÁCULO DE TEATRO INFANTIL | Cora, doce poesia – com o Núcleo Caboclinhas
Local: Tenda Sesc
A vida simples, os versos, as flores, os doces e as lições de vida de Cora Coralina estão impressos nesta singela homenagem à poetisa goiana. A trajetória de sua vida, desde a infância até sua velhice, é contada e cantada com muito lirismo, muita música e muita poesia.
14h30 – APRESENTAÇÃO TEATRAL | A flor – com Cia Nuvenzinha Azul
Local: Teatro Municipal
Espetáculo inspirado na obra de Carlos Drummond de Andrade, conta a história de uma flor que nasce no asfalto e o caos de uma grande cidade, onde as pessoas não olham, sequer notam que ela está ali. Atividade agendada.
14h30 – ENCONTRO | Projeto Clube de leitura nas escolas com André Luiz Alselmi, Elaine Christina Mota, Marília Ferranti Scorzoni, Rafael de Almeida Arruda Felix, Liliane Cury Sobreira
Local: Centro Cultural Palace — Galeria 1º andar
Professores dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá apresentam os resultados do Clube de Leitura, fruto de uma parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que promove encontros quinzenais entre professores e estudantes do Centro Universitário e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.
14h30 – SALÃO DE IDEIAS | Arte sequencial, leitura e educação: quadrinhos e fanzines como registro da história e patrimônio – com Arnaldo Martinez de Bacco Junior, Arnaldo Martinez de Bacco Neto, Angelo Davanço e Cordeiro de Sá
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior
Como as histórias em quadrinhos e os fanzines podem ser utilizados como registro de histórias e do patrimônio dos municípios? Relato de casos dos projetos “Circuito Zine” e “RP HQ”.
15h – OFICINA LITERÁRIA | Saberes da natureza [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Motivados por textos e poemas que tratam da natureza, os participantes serão convidados a estimular seu potencial criativo e sua expressão.
15h – OFICINA POÉTICA | Lettering em placa de madeira – com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais. Capacidade máxima: 30 pessoas.
16h – OFICINA | Letramento literário e os ODS com Renata Cortez, Marília Scorzoni e Elaine Christina Motta [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
Oficina pautada no letramento literário para o desenvolvimento de práticas leitoras que possibilitem discutir os objetivos do desenvolvimento sustentável por meio da intertextualidade.
16h – INTERVENÇÃO | Escrevedora de postais – com Felipe Pereira e Karina Giannecchini
Local: Esplanada Theatro Pedro II
A escrevedora de cartas viaja o mundo e desembarca em Ribeirão Preto, de mala e berloques. Faz o convite ao público passante, para escrever um cartão postal. A escolha do destinatário ficará à mercê de cada participante. Junto com o público, a escrevedora revelará um olhar poético para a cidade, com seus encontros e desencontros.
16h30 – SALÃO DE IDEIAS | Marçal Aquino
Local: Theatro Pedro II — Auditório Meira Junior
Marçal Aquino é escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão. Nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, o romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, “O amor e outros objetos pontiagudos”, “O invasor”, “Cabeça a prêmio”, “Faroestes”, entre outros. Escreveu roteiros de filmes como “Os Matadores”, “O Invasor”, “O Cheiro do Ralo” e “Tungstênio”.
17h – MESA DE DEBATE | A educação tem alcançado a todos? [OAB]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
A educação é um direito coletivo, portanto este espaço é destinado a discutir se este direito realmente tem sido promovido a todos e se esta educação é voltada às mulheres, aos negros, aos homossexuais e demais minorias. Debatedores: Silvia Helena Seixas e Edwlado Eugênio Arantes. Realização: OAB. Mediação: Antonio Luis de Oliveira.
17h30 – Slam Rachão poético – com Rodrigo Ciríaco
Local: Tenda Sesc
Slam Rachão Poético é a primeira batalha de poesia de equipes do Brasil. Textos autorais de até 3 minutos, avaliados pelo público. Arte e ginga, gols de letra e muita rima. Vale vaga para a final estadual. Aqui não basta ser bom, tem que saber jogar: rachão!
18h às 20h – PALESTRA | A floresta em pé: como fortalecer cadeias de valor da Amazônia? [Instituto Terroá e Co-Labora Incubadora]
Local: Estande Instituto Terroá
Ao fortalecer empreendimentos das cadeias de valor da sociobiodiversidade na Amazônia, protegemos seus ecossistemas. Essa é a premissa da palestra, já que 60% do Brasil são florestas.
19h – SALA DE AULA ABERTA | A Educação Brasileira Contemporânea: velhos e novos desafios – com Elaine Assolini [IEA-RP/USP]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
Debate sobre a educação brasileira com um olhar sobre nossas bases educacionais e as perspectivas em relação aos novos desafios do século 21. Elaine Assolini é pós-doutora em Linguística pela Unicamp, doutora em Ciências (USP), mestre em Psicologia, entre outras titulações.
19h – SALÃO DE IDEIAS | Renato Alessandro dos Santos
Local: Centro Cultural Palace — Auditório Pedro Paulo da Silva
Nesta edição da Feira do Livro, o professor de literatura e escritor apresenta seu mais recente trabalho “O espaço que sobra” — primeiro livro de poesia do autor. No bate-papo, ele mostra a evolução do gênero poético, seu flerte com a prosa e aponta como a poesia oferece possibilidades inusitadas de construção de versos. É também autor de “Todos os livros do mundo estão esperando quem os leia” e “Mercado de Pulgas” — uma tertúlia na internet, dentre outras obras.
19h30 – SARAU [Curso de Letras IFSP]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Sarau promovido por professores e alunos do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Sertãozinho, com encenações, declamações e apresentações musicais.
20h30 – ESPETÁCULO MUSICAL | Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Fundada em 1921, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) caminha para completar 100 anos. É uma das orquestras profissionais mais antigas em atividade no Brasil, tendo realizado mais de 1.550 concertos oficiais, além de inúmeras apresentações com diferentes formações. Em março de 2019, a Sinfônica anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles “Projeto Tocando a Vida”, “Série Juventude Tem Concerto”, “Ensaio Aberto”, “Música Solidária”, “Música nas Igrejas”, “Ciranda Sinfônica”, “Série Concertos Internacionais” e “Série Concertos Especiais”.
Nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, o romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, “O amor e outros objetos pontiagudos”, “O invasor”, “Cabeça a prêmio”, “Faroestes”, entre outros. Escreveu roteiros de filmes como “Os Matadores”, “O Invasor”, “O Cheiro do Ralo” e “Tungstênio”.
Concentrando atividades de diferentes naturezas e propósitos, mas todos ligados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a quarta-feira termina com o Concerto Musical da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), com quase 100 anos de idade, fundada em 1921. Em março de 2019, a Sinfônica anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles Projeto Tocando a Vida, Série Juventude Tem Concerto, Ensaio Aberto, Música Solidária, Música nas Igrejas, Ciranda Sinfônica, Série Concertos Internacionais e Série Concertos Especiais.
A orquestra interpretará obras de Villa-Lobos e Tchaikovsky e contará com a participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Estão no repertório, composições como Bachianas Brasileiras nº9 e nº5, criadas pelo fluminense Heitor Villa-Lobos, descrito como a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira. Villa Lobos acabou tornando-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2.000 obras até sua morte, em 1959. Ele foi responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente musical do Modernismo no Brasil.
ATIVIDADES DO DIA
OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.
9h – PALESTRA | Um Dia de Sobriedade [Comad]
Local: Auditório Sincovarp
Tema aborda os diversos problemas da dependência química e do abuso de drogas e álcool e o impacto nas esferas familiares – com Nilton Carvalho. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada.
9h – MESA-REDONDA | Ensino e aprendizagem de língua portuguesa e literatura – com Maria Beatriz Gameiro Cordeiro e Elizabeth da Silva Macena
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
A mesa promove uma reflexão a respeito do ensino de língua e literatura na escola, seus desafios e possibilidades.
9h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Feira de Teatro Lambe-Lambe
Local: Sesi Ribeirão Preto
Apresentação simultânea de diversas caixas lambe-lambe. A feira foi idealizada como um ponto de encontro dos integrantes do coletivo Teatro de Caixeiros – uma intervenção que apresenta suas caixas e respectivas histórias em miniatura.
9h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA [Sesi CE298]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Apresentação de música e dança dos alunos dos 5º anos do ensino fundamental, baseada na homenagem da Escola de Samba Tradição 2012 ao cartunista Ziraldo.
9h às 13h – OFICINA | Poesia têxtil – com Zezé e Alvinho Cherubini
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
Utilizando retalhos de tecido, linhas, rendas e diversos aviamentos, os participantes irão ilustrar em um painel de tecido, poemas inspirados nas obras de Manuel de Barros e Cecília Meireles.
9h30 – SALÃO DE IDEIAS | Qualidade de vida da juventude à 3ª idade – com Alma Blásida Elizaur Catirse, Kelly Graziani Giacchero Vedana, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Maria Paula Panúncio Pinto e Vinicius Pedrazzi
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar
Professores da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto), discorrem sobre a qualidade de vida da juventude à terceira idade.
9h30 – EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE | Sob a Pata do Boi
Local: Biblioteca Padre Euclides
O filme evidencia a pecuária como uma bandeira econômica e cultural da Amazônia e seus reflexos no desmatamento. Haverá debate entre Guilherme Bircol e equipe da Ilha do Conhecimento. Atividade agendada.
9h30 – SALÃO DE IDEIAS – Amara Moira
Local: Theatro Pedro II — Auditório Meira Junior
Com a visibilidade que pessoas trans vêm conquistando, junto ao fato de estarmos começando a nos fazer presentes no universo acadêmico, o debate em torno dessas identidades passa a afetar cada vez mais a maneira como pensamos a literatura.
A professora Amara Moira, travesti, feminista e doutora em teoria literária, aborda a visibilidade que as pessoas trans vêm conquistando e a presença que começam a fazer no universo acadêmico. Amara é autora do livro autobiográfico “E Se Eu Fosse Puta” e de “Vida Trans – A Coragem de Existir”.
10h – OFICINA CRIATIVA COM RESÍDUOS – com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
A artista conduz uma oficina que utiliza resíduos como tecidos, tampinhas, madeiras e plásticos como inspiração para a criação de objetos decorativos e utilitários. Capacidade máxima: 30 pessoas.
10h – ESPETÁCULO DE TEATRO INFANTIL | Sonhos de uma noite de verão – com a Cia do Abração
Local: Tenda Sesc
Quatro idosos, contadores de histórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a história dos encontros e desencontros de dois casais.
10h30 – LEITURAS DRAMÁTICAS [Senac]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
13h – OFICINA | Aproveitamento integral dos alimentos – com Aline Cristiane Pernati Marchetti [Sesi]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Por meio da oficina, a nutricionista pretende sensibilizar os participantes à prática sustentável no preparo dos alimentos, apresentando quais de suas partes podem ser aproveitadas, seus valores nutricionais, bem como suas formas de higienização e conservação. Capacidade máxima: 30 pessoas.
13h às 14h30 – INTERVENÇÃO | Lettering poético – com Liliane Sene
Local: Esplanada Theatro Pedro II
O público descobre a versatilidade do lettering ao ver um poema de sua escolha ganhar contornos de desenho em um papel.
13h30 às 15h | 15h30 às 17h – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO | Dificuldades aparentes, desafios reais: diagnósticos e propostas para a educação básica brasileira [IEA-RP/USP]
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Painel I (13h30 às 15h): Documentos Oficiais (Eles favorecem ou limitam a ação docente?), com Francisco Aparecido Cordão (expositor) e Elie Ghanem (debatedor).
Painel II (15h30 às 17h): Tecnologias e Educação (Em busca da articulação entre Meios e Fins), com Hélio Dias (expositor) e Lino de Macedo (debatedor).
Confira programação e detalhes do evento no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
14h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA [Sesi CE298]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentam dramatização adaptada do livro “Menina Nina”, de Ziraldo.
14h – PALESTRA | Drogas e curiosidades [Comad]
Local: Sincovarp – Auditório
O encontro irá debater o uso de drogas e fará uma reflexão sobre o tema – com Camila Andrade. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada.
14h – SALA DE AULA ABERTA | A BNCC — Professor está preparado para trabalhar com as competências? Com Patrícia Papa e Diego Lion [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
A BNCC traz um novo desafio: olhar para a formação do aluno a partir das competências. Qual o caminho para trabalhar sob esta perspectiva sem prescindir dos conteúdos? Como conciliar as 10 competências gerais com as específicas? Questões que visam auxiliar os professores a trabalhar a prática em sala de aula.
14h às 17h – APRESENTAÇÃO MUSICAL | Projeto Guri
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Apresentação dos alunos entre 6 e 18 anos do projeto mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto.
14h às 18h – OFICINA | Criando Histórias e semeando saberes: Isogravura – com Companhia O Curioso
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades — Sesc
Os participantes farão uma poesia coletiva resultando num pequeno livro e para ilustração individual utilizarão a Isogravura, técnica da xilogravura com o isopor.
14h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Coral do Centro Médico – com regência de Suzana Samorano
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
14h30 – SALÃO DE IDEIAS | Educação e sustentabilidade – com Heloisa Alves, Margaret de Castro, Elaine Assolini, Leonardo Scarulis, Leny André Pimenta e Emerson Rodrigo Camargo e Mediação: Camilo André Mércio Xavier.
A mesa abordará algumas das contribuições da educação para a construção de uma sociedade sustentável, capaz de projetar o seu desenvolvimento humano, social, econômico, ambiental, cultural e tecnológico em longo prazo, considerando suas possibilidades, limites e desafios. Após a atividade, haverá o lançamento do livro “FMRP-USP e Gepalle-USP abraçam as escolas da rede pública”.
14h30 – ESPETÁCULO DE TEATRO INFANTIL | Cora, doce poesia – com o Núcleo Caboclinhas
Local: Tenda Sesc
A vida simples, os versos, as flores, os doces e as lições de vida de Cora Coralina estão impressos nesta singela homenagem à poetisa goiana. A trajetória de sua vida, desde a infância até sua velhice, é contada e cantada com muito lirismo, muita música e muita poesia.
14h30 – APRESENTAÇÃO TEATRAL | A flor – com Cia Nuvenzinha Azul
Local: Teatro Municipal
Espetáculo inspirado na obra de Carlos Drummond de Andrade, conta a história de uma flor que nasce no asfalto e o caos de uma grande cidade, onde as pessoas não olham, sequer notam que ela está ali. Atividade agendada.
14h30 – ENCONTRO | Projeto Clube de leitura nas escolas com André Luiz Alselmi, Elaine Christina Mota, Marília Ferranti Scorzoni, Rafael de Almeida Arruda Felix, Liliane Cury Sobreira
Local: Centro Cultural Palace — Galeria 1º andar
Professores dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá apresentam os resultados do Clube de Leitura, fruto de uma parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que promove encontros quinzenais entre professores e estudantes do Centro Universitário e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.
14h30 – SALÃO DE IDEIAS | Arte sequencial, leitura e educação: quadrinhos e fanzines como registro da história e patrimônio – com Arnaldo Martinez de Bacco Junior, Arnaldo Martinez de Bacco Neto, Angelo Davanço e Cordeiro de Sá
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior
Como as histórias em quadrinhos e os fanzines podem ser utilizados como registro de histórias e do patrimônio dos municípios? Relato de casos dos projetos “Circuito Zine” e “RP HQ”.
15h – OFICINA LITERÁRIA | Saberes da natureza [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Motivados por textos e poemas que tratam da natureza, os participantes serão convidados a estimular seu potencial criativo e sua expressão.
15h – OFICINA POÉTICA | Lettering em placa de madeira – com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais. Capacidade máxima: 30 pessoas.
16h – OFICINA | Letramento literário e os ODS com Renata Cortez, Marília Scorzoni e Elaine Christina Motta [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
Oficina pautada no letramento literário para o desenvolvimento de práticas leitoras que possibilitem discutir os objetivos do desenvolvimento sustentável por meio da intertextualidade.
16h – INTERVENÇÃO | Escrevedora de postais – com Felipe Pereira e Karina Giannecchini
Local: Esplanada Theatro Pedro II
A escrevedora de cartas viaja o mundo e desembarca em Ribeirão Preto, de mala e berloques. Faz o convite ao público passante, para escrever um cartão postal. A escolha do destinatário ficará à mercê de cada participante. Junto com o público, a escrevedora revelará um olhar poético para a cidade, com seus encontros e desencontros.
16h30 – SALÃO DE IDEIAS | Marçal Aquino
Local: Theatro Pedro II — Auditório Meira Junior
Marçal Aquino é escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão. Nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, o romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, “O amor e outros objetos pontiagudos”, “O invasor”, “Cabeça a prêmio”, “Faroestes”, entre outros. Escreveu roteiros de filmes como “Os Matadores”, “O Invasor”, “O Cheiro do Ralo” e “Tungstênio”.
17h – MESA DE DEBATE | A educação tem alcançado a todos? [OAB]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
A educação é um direito coletivo, portanto este espaço é destinado a discutir se este direito realmente tem sido promovido a todos e se esta educação é voltada às mulheres, aos negros, aos homossexuais e demais minorias. Debatedores: Silvia Helena Seixas e Edwlado Eugênio Arantes. Realização: OAB. Mediação: Antonio Luis de Oliveira.
17h30 – Slam Rachão poético – com Rodrigo Ciríaco
Local: Tenda Sesc
Slam Rachão Poético é a primeira batalha de poesia de equipes do Brasil. Textos autorais de até 3 minutos, avaliados pelo público. Arte e ginga, gols de letra e muita rima. Vale vaga para a final estadual. Aqui não basta ser bom, tem que saber jogar: rachão!
18h às 20h – PALESTRA | A floresta em pé: como fortalecer cadeias de valor da Amazônia? [Instituto Terroá e Co-Labora Incubadora]
Local: Estande Instituto Terroá
Ao fortalecer empreendimentos das cadeias de valor da sociobiodiversidade na Amazônia, protegemos seus ecossistemas. Essa é a premissa da palestra, já que 60% do Brasil são florestas.
19h – SALA DE AULA ABERTA | A Educação Brasileira Contemporânea: velhos e novos desafios – com Elaine Assolini [IEA-RP/USP]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
Debate sobre a educação brasileira com um olhar sobre nossas bases educacionais e as perspectivas em relação aos novos desafios do século 21. Elaine Assolini é pós-doutora em Linguística pela Unicamp, doutora em Ciências (USP), mestre em Psicologia, entre outras titulações.
19h – SALÃO DE IDEIAS | Renato Alessandro dos Santos
Local: Centro Cultural Palace — Auditório Pedro Paulo da Silva
Nesta edição da Feira do Livro, o professor de literatura e escritor, apresenta seu mais recente trabalho “O espaço que sobra” — primeiro livro de poesia do autor. No bate-papo, ele mostra a evolução do gênero poético, seu flerte com a prosa e aponta como a poesia oferece possibilidades inusitadas de construção de versos. É também autor de “Todos os livros do mundo estão esperando quem os leia” e “Mercado de Pulgas” — uma tertúlia na internet, dentre outras obras.
19h30 – SARAU [Curso de Letras IFSP]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Sarau promovido por professores e alunos do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Sertãozinho, com encenações, declamações e apresentações musicais.
20h30 – ESPETÁCULO MUSICAL | Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Fundada em 1921, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) caminha para completar 100 anos. É uma das orquestras profissionais mais antigas em atividade no Brasil, tendo realizado mais de 1.550 concertos oficiais, além de inúmeras apresentações com diferentes formações. Em março de 2019, a Sinfônica anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles “Projeto Tocando a Vida”, “Série Juventude Tem Concerto”, “Ensaio Aberto”, “Música Solidária”, “Música nas Igrejas”, “Ciranda Sinfônica”, “Série Concertos Internacionais” e “Série Concertos Especiais”.
19ª Feira Nacional do Livro
A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores encontros culturais do País e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História — Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .
Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país — e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.
Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC – Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi — Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA — Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi — Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica — Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp — Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA — Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC — Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil — Governo Federal.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.