InícioEspeciaisFeira do LivroAláfia se apresenta no Theatro Pedro II durante a 19ª Feira Nacional...

Aláfia se apresenta no Theatro Pedro II durante a 19ª Feira Nacional do Livro

- continua após a publicidade -

Uma das atrações musicais já conhecidas pelo público da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é o grupo Aláfia, que se apresenta no Theatro Pedro II, na Sala Principal, no dia 13 (quinta-feira), às 20h30. É a segunda vez que a banda participa da feira e traz um repertório que condensa os sete anos de estrada bem percorridos.

Nesta trajetória, o grupo já lançou três álbuns no Brasil e no exterior e prepara um novo trabalho. O Aláfia, que se traduz por “caminhos abertos” em ioruba – idioma da família linguística nígero-congolesa falado secularmente pelos iorubás em diversos países ao sul do Saara, defende a identidade do próprio nome. A banda é ligada às temáticas da cultura afro-brasileira e suas vertentes como o candomblé. Trata-se do encontro entre o rap, a música de terreiro, a MPB e o funk.

Com expressão na cena musical brasileira, o Aláfia dividiu, neste ano, o palco do Lollapalooza com Kendrick Lamar, Luiza Lian e Gabriel, O Pensador. As letras da banda refletem questões atuais e relevantes sobre a realidade cultural e social do País. A proposta do grupo é celebrar a força da ancestralidade com reflexão e levando muita dança ao público. Para o show programado para a Feira do Livro, estarão no palco do Pedro II os cinco vocalistas, dois percussionistas, metais, baixo, bateria e teclado, que juntos prometem música de qualidade e muita animação para o público.

O repertório mescla os três primeiros discos do Aláfia, apresentando algumas canções do próximo trabalho, que será lançado no segundo semestre de 2019, inclusive o mais recente videoclipe Canção Pra Nós, que tem trechos com a Ialorixá Neide Ribeiro. A produção foi gravada no bairro Adelino Simioni, em Ribeirão Preto. Apesar de fazer turnês por diversas localidades, o grupo mantém suas raízes na cidade, tendo em vista que o vocalista e guitarrista Eduardo Brechó, é natural de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo a gestora cultural da banda, Dani Godoy, a banda sempre foi bem recebida na Feira Nacional do Livro e eles fazem questão de fazer parte desta programação cultural. “A Feira do Livro é um evento muito especial para o Aláfia, porque somos crias do movimento de literatura periférica de São Paulo e estamos muito conectados a esta linguagem”, acrescenta Dani.

Aláfia é formado por Eduardo Brechó (voz e guitarra), Jairo Pereira (voz), Fabio Leandro (teclado), Pedro Bandera (percussão), Lucas Cirillo (gaita), Gabriel Catanzaro (baixo), Estela e Eloisa Paixão (vocais), Filipe Gomes (bateria), Igor Damião (guitarra) e Vinicius Chagas (saxofone).

Ingressos
Para participar das atividades e espetáculos da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, realizadas no Theatro Pedro II (Sala Principal) é preciso retirar senha com uma hora de antecedência. A distribuição será feita no balcão da Central de Informações. Nos demais locais, a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada espaço.

Serviço
O que : Show – Aláfia na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Quando: 13 de junho/2019
Horário: 20h30
Onde: Theatro Pedro II – Sala Principal – Endereço: Rua Álvares Cabral, 370 no Centro
Entrada: Gratuita – retirada de senhas com uma hora de antecedência na Central de Informações da Feira do Livro.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC – Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Um evento de moda de destaque está chegando a Ribeirão Preto, trazendo um renomado estilista internacional

Júlio César, um brasileiro radicado em Nova York há 30 anos, estará presente no IFA Business New York/Brasil, no Shopping Iguatemi, para um workshop de moda internacional.

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.
- PUBLICIDADE -