Secretário da Saúde, vereadores e conselho de saúde conhecem AME de Américo Brasiliense

0
1381

Vereadores da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, membros do Conselho Municipal de Saúde, acompanhados do secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, participaram na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, de visita ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Américo Brasiliense, que atende atualmente 25 especialidades e 80 mil pacientes por ano.

A intenção foi mostrar ao grupo, as instalações e o funcionamento do AME na cidade e os benefícios que a sua implantação de um equipamento médico nos mesmos moldes trarão à população de Ribeirão Preto.

Participaram da visita os vereadores Elizeu Rocha, Bertinho Scandiuzzi, Maurício Vila Abranches, Luciano Mega, Gláucia Berenice e Nelson das Placas e representantes do Conselho Municipal de Saúde. Eles também conheceram as instalações do hospital.

A visita foi aberta com a apresentação de estatísticas de atendimento e instalações do AME, feita pelo diretor do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, Tales de Nadai, que funciona em conjunto com o AME.

O médico explicou que a implantação do AME foi estratégico para estruturar toda a rede atenção à saúde local.

“O SUS tem em todo o estado de São Paulo uma desconformidade de pagamento, principalmente de média complexidade. Por isso essa estratégia para atender a média complexidade. Por isso o AME aqui na nossa região é um instrumento de saúde estruturante estratégico de toda a rede, que atende a mais de 1 milhão de habitantes de 24 municípios em atendimentos exclusivos de SUS e de média complexidade, que fortalece a rede como um todo”.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Bertinho Scandiuzzi, disse que com a implantação do AME, a oferta de atendimento ao paciente será muito maior.

“Com as explicações sobre o como funciona o atendimento ver as instalações do AME, já estou convencido que sua implantação em Ribeirão Preto revolucionará saúde de cidade”, esclareceu o vereador.

“Essa é a maneira mais rápida de a gente ter um AME na região de Ribeirão Preto. Implantando onde funciona a UBDS Central, que já é uma unidade de saúde com estrutura pronta, com mais de vinte consultórios, o que o AME mais demanda. O AME fará toda a diferença no sistema de saúde de Ribeirão e região, que está precisando disso pra já e não pode esperar mais”, explicou o secretário da Saúde.

Na próxima segunda-feira, 3 de julho, às 12 horas, o prefeito Duarte Nogueira e o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini acompanham vereadores e membros do Conselho de Saúde em outra caravana, desta vez para conhecer o AME Regional de Limeira.