A Secretaria Municipal de Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, traz para a cidade a realização das Oficinas Culturais, um investimento para a formação da população de Ribeirão Preto.
As Oficinas Culturais irão realizar 50 atividades que atenderão mais de mil alunos nas áreas de tecnologia, circo, teatro e artes cênicas, artes de palco, música, gestão cultural, artesanato e artes plásticas, vídeo e , com atividades destinadas a adultos e jovens a partir dos 16 anos.
Com as aulas sendo realizadas no Centro Cultural Palace, pois possui localização privilegiada e acessível por transportes públicos à toda a população da cidade, as Oficinas Culturais são parte importante do programa de formação cultural previsto no Plano Municipal de Cultura, sanando as necessidades de aperfeiçoamento e profissionalismo nas diversas áreas culturais contempladas.
“É sempre uma alegria repassar recursos para os municípios, partindo do princípio da descentralização e da participação. Sempre acertamos quando estimulamos a parceria e a participação de todo o Estado”, afirmou o governador Geraldo Alckmin sobre o repasse da verba para a realização das Oficinas Culturais.
Para o secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna, a execução das Oficinas Culturais é extremamente democrática. “Os municípios definem as atividades que dialoguem com as principais necessidades da população na área cultural. Os convênios com os municípios prestigiam e promovem a cultura local”, declarou Penna.
“Trabalhamos sob o Plano Municipal de Cultura que prioriza a formação, entre outras ações, e a implantação das Oficinas Culturais é um excelente mecanismo de promoção da formação integral dos jovens e adultos, por ser uma ferramenta de aprimoramento e profissionalização nas áreas de artes, tecnologia e afins. Essa parceria com o Governo do Estado é de suma importância para a nossa cidade”, disse a secretária da Cultura, Isabella Pessotti, em relação à implantação das Oficinas.
Parte do valor recebido permitirá que a Secretaria Municipal da Cultura adquira equipamentos para a realização das atividades, como computadores e retroprojetores. O projeto também dá autonomia na escolha das atividades, uma vez que o plano de trabalho apresentado à Secretaria da Cultura do Estado contempla atividades que estão de acordo com as demandas de Ribeirão Preto.