O Parque Maurílio Biagi recebeu na manhã deste domingo, dia 4 de junho, os Agentes de Leitura e a contação de histórias com a Vovó Carminha e sua turma que realizaram o Piquenique Literário. O projeto dos Agentes de Leitura é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura.
O Piquenique Literário, uma das atrações de comemoração dos 161 anos de aniversário de Ribeirão Preto, teve historinhas de chapeuzinho vermelho, com distribuição de bombons e balas e leituras ao ar livre com os 49 Agentes de Leitura.
Com o público de mais de 100 pessoas, incluindo crianças, papais e mamães, a festa foi uma diversão só, com muita música, alegria e leitura. Lembrando que os Agentes de Leitura atuaram como mediadores culturais, levando o empréstimo de livros e o incentivo à leitura para o parque.
Carminha, responsável pela contação de histórias, afirma que a formação cultural das crianças, e também dos seus pais, é importante para o desenvolvimento cultural.
“A contação de histórias desperta de forma lúdica a criatividade da criança. Sendo que essa amarração é extremamente importante para a formação cultural e intelectual da meninada”, disse Carminha.
“A grande avaliação que se pode fazer dessa atividade no Parque Maurílio Biaggi é a difusão e o incentivo à leitura que, por meio da união dos Agentes de Leitura, pais e crianças, ocorre de forma natural. Assim, atingindo o objetivo final do projeto, que é o fomento à leitura”, explicou o coordenador dos Agentes de Leitura, Rodrigo Menezes.