InícioCidadesRibeirão comemora o Dia do Meio Ambiente com a maior obra de...

Ribeirão comemora o Dia do Meio Ambiente com a maior obra de saneamento do Estado

- continua após a publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto realizou na manhã desta segunda-feira, dia 5 de maio, evento no Bosque Municipal para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, destacando as ações voltadas para a preservação do meio ambiente que estão em desenvolvimento. Entre elas, está a maior obra de saneamento em andamento no Estado de São Paulo e uma das maiores do país, com a implantação de 97,2 quilômetros de interceptores de esgoto, orçadas em R$ 137,7 milhões e que garantirão a cidade atingir 100% de esgoto coletado e tratado até janeiro de 2019. Também foram apresentadas ações na área de preservação do meio ambiente e anunciada a implantação de três novos parques em Ribeirão Preto ainda este ano.

O evento que contou com a presença de secretários municipais, do superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, diretores de autarquias, do vereador Boni, vice-presidente da Câmara Municipal, do presidente da Ambient, Paulo Roberto de Oliveira, do promotor do Meio Ambiente, Ramon Lopes Neto, além de representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, foi aberto com a apresentação de um vídeo mostrando as ações que estão sendo desenvolvidas voltadas ao Meio Ambiente em Ribeirão Preto e as obras de saneamento básico.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Otávio Okano, destacou a importância do trabalho que está sendo feito em prol do meio ambiente em Ribeirão Preto dentro do projeto proposto pelo prefeito Duarte Nogueira.

“Nós estamos desenvolvendo um projeto com muito carinho que é a preservação das matas ciliares e a recomposição das mesmas ao longo dos córregos e das nascentes, que hoje não possuem esta cobertura, além de diversas outras ações. Ribeirão tem sim o que comemorar neste dia”, destacou o secretário.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Boni, também destacou a importância do evento. “É muito importante estes pequenos gestos, como a comemoração do meio ambiente, para que possamos mudar a cultura de nossa cidade, e faço questão de parabenizar o prefeito por estas atitudes”, concluiu o vereador.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

100% de esgoto tratado

O prefeito Duarte Nogueira falou sobre o dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, se lembrando de “velha senhora”, como explicou que há mais de 300 anos acompanha o que vem acontecendo em Ribeirão Preto, se referindo a uma Peroba Rosa que existe na mata do bosque.  Ele lembrou da importância do trabalho que vem sendo feito nestes quase seis meses de gestão em Ribeirão Preto, com o andamento das obras de saneamento básico do Estado de São Paulo que está sendo executado pela Prefeitura de Ribeirão Preto e pelo Daerp, através da Ambient, que irá garantir 100% de esgoto tratado e coletado a partir de janeiro de 2019. Já foram concluídos 35 quilômetros.

“Na década de 90 nós despejávamos 100% deste esgoto ‘in natura’, no rio Pardo, quase matamos o rio Pardo. Nossa responsabilidade agora é cumprir esta meta e atingirmos 100% de tratamento em 2019”, destacou o prefeito.

Três Novos Parques

O prefeito Duarte Nogueira destacou também o importante trabalho de recuperação das matas e do plantio de árvores. “Hoje nós contribuímos para ultrapassar a marca das 30 mil árvores plantadas somente na nossa gestão. A marca era de 28.600 e hoje plantamos mais 1.400 árvores superando esta meta de 30.000 árvores. É muito pouco ainda, precisamos muitos mais e vamos contar com a colaboração de todos”, apontou.

O prefeito afirmou ainda, que até o final deste ano a cidade ganhará três novos parques e passará a contar com 10 parques em funcionamento, além de trabalhar para revitalizar as mais de 230 praças existentes.

“Integrar a cidade, nada mais é do que a boa governança integrada às ações de cidadania. É dentro destes princípios que nós comemoramos a semana do Meio Ambiente, convidando todos a conscientizar um número cada vez maior de pessoas, principalmente os nossos jovens, para garantir nas gerações futuras que esta senhora, a peroba Rosa, com mais de trezentos anos, continue, por mais alguns centenários cuidando de nós”, finalizou Duarte Nogueira.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -