O tema do festival de encerramento do “Bom de Nota, Bom de Dança”, que será realizado no dia 12 de dezembro, no Teatro do Campus da Universidade de São Paulo (USP), será baseado na história do Brasil. Os alunos de balé e danças urbanas apresentarão coreografias que contam a transição da colônia à república.
Faltando dois meses para o evento, os educadores já estão realizando um processo de organização para o espetáculo. As atividades transversais, como são chamadas as aulas de preparação, estão sendo coordenadas pelos professores Greice Ariane, Gabriel Camargo e pela assistente de coordenação, Aline Lucera.
De acordo com Greice, nos exercícios que antecedem o festival, foi ensinado aos alunos desde a chegada das caravelas Niña, Pinta e Santa Maria até as revoltas separatistas como a Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira.
Além das histórias que o país viveu, a literatura também está fazendo parte das atividades. Os alunos analisaram e interpretaram o poema de Oswald de Andrade, “Erro de português”, que enfatiza o relacionamento entre portugueses e índios.
O “Bom de Nota, Bom de Dança” é realizado com recursos de incentivo fiscal da Usina Santo Ângelo, via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura na cidade, em parceria com a FGA – Finanças e Gestão.