Início Educação Especialista analisa segundo dia do ENEM 2019

Especialista analisa segundo dia do ENEM 2019

Prova de Ciências da Natureza mais conteudista foi considerada difícil, enquanto itens de Matemática chamaram atenção devido ao grande número de cálculos necessários

- continua após a publicidade -

O segundo dia de aplicação do ENEM 2019, dedicado às provas de Ciências da Natureza e Matemática, não fugiu muito do esperado, mas aprofundou uma tendência que vem sendo observada em anos recentes: grande variedade de temas e cálculos com várias etapas.

De forma geral, a prova apresentou questões bem contextualizadas, dentro do padrão do ENEM.

“Em Química, Física e Biologia, encontramos novamente temas clássicos como preservação ambiental, tecnologia aplicada à saúde e relações ecológicas. Além disso, muitos dos itens se relacionavam a observações do cotidiano, como o caso de amigos calibrando os pneus de suas bicicletas e técnicas para tirar cheiro de cebola das mãos. A novidade foi que, em Física e Matemática, havia uma grande quantidade de cálculos. Alguns itens exigiam 3 ou mais operações diferentes, ao contrário de outros anos, em que a maioria das questões poderia ser resolvida com um cálculo apenas”, afirma Vinícius Freaza, da Evolucional, startup de educação baseada em evidências que realiza simulados modelo ENEM.

Profissionais da Evolucional que fizeram a prova afirmam que ela estava um pouco mais difícil do que em anos anteriores, especialmente nas áreas em que havia muitos cálculos. De acordo com a equipe da Evolucional, os itens de Matemática, embora não muito complexos, consumiram um tempo maior do que em edições mais antigas. “Na verdade, desde 2017 os itens de Matemática vêm apresentando um nível mais alto de dificuldade”, reforça Freaza.

Os itens de Química foram considerados conteudistas pelos especialistas da Evolucional. “O candidato não precisava realizar cálculos complexos, mas havia diversos conceitos que ele deveria dominar para responder adequadamente aos itens”, completa o especialista. “Em outros anos, era comum que as alternativas apresentassem a explicação de um fenômeno; neste ano, muitas delas mostravam apenas o termo usado para descrever o conceito. Dessa forma, o aluno era obrigado a conhecer o assunto previamente para encontrar a resposta correta”.

Dois itens causaram polêmica entre educadores que analisaram a prova: em Matemática, uma questão apresentava um gráfico de previsão meteorológica e dizia que um alerta laranja seria emitido quando a temperatura estivesse “entre 35 ºC e 40 ºC” (o que, convencionalmente, exclui o valor de 40 ºC); no entanto, isso faz com que o item fique ambíguo, com mais de uma resposta possível, de acordo com os especialistas da Evolucional. Na prova de Ciências da Natureza, houve um problema com o conceito de fototropismo, que, de acordo com os profissionais, foi usado no item como sinônimo de fototactismo. De maneira geral, porém, a prova foi considerada bem elaborada.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança

Bolsonaro foi recebido pelo presidente indiano, Ram Kovind, e pelo primeiro ministro, Narendra Modi, em uma residência oficial.

Férias Esportivas tem Oficina de Pipa para os pais

Os adultos que acompanham as crianças durantes as atividades tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar pipas

Secretaria da Educação anuncia chamamento de 158 professores temporários

Serão chamados PEB I e II, PEB II de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e de Atendimento Educacional Especializado

Matrículas para aprovados na Univesp começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (27) as matrículas dos aprovados na primeira chamada do vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)....

Secretaria de Esportes abre inscrições para as atividades esportiva

Inscrições serão realizadas entre os dias 27 e 31 de janeiro

Como seria se você pudesse acessar um universo de extremo poder para um ano...

Esse lugar está dentro de você ! Na vivência de ho'oponopono

Ninguém melhor do que Regina Duarte para a Cultura, diz Bolsonaro

Ela está propensa a ser a nossa secretária de Cultura. Nós mostramos para ela o tamanho do gigantismo que é a Cultura.

Atleta de Ribeirão Preto participa de seletiva que pode dar vaga para as Olímpiadas

Seletiva Nacional Sênior e Pré-olímpico 2020 de Karatê acontecem de 5 a 7 de fevereiro em São Paulo

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto realiza ‘Pedágio da Esperança’

Ação tem o objetivo de arrecadar fundos para as despesas da instituição

Rede escolar do SESI volta às aulas na próxima segunda, 27 de janeiro

Foram 72.479 inscrições no processo seletivo, uma média de 6 a 7 candidatos por vaga
- PUBLICIDADE -