Educação realiza formação continuada “Construindo Saberes”

Com ênfase no material “Aprender Sempre”, a formação tem como objetivo contribuir com os recursos pedagógicos já oferecidos

0
757

A Secretaria da Educação e a Associação Parceiros da Educação iniciaram uma formação continuada para os professores e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Ribeirão Preto.

As aulas, que acontecem de forma on-line e com encontros mensais, têm como principal objetivo contribuir com a formação docente, com ênfase no material “Aprender Sempre”, disponibilizado para suplementar os recursos pedagógicos usados, principalmente neste contexto de pandemia. 

arquivo pessoal


“Este curso de formação continuada é de extrema importância para os docentes. O ser professor se constitui incessantemente, e é por meio dessa perspectiva que estabelecemos uma parceria com a Associação Parceiros da Educação, no intuito de preparar e aprimorar constantemente a prática docente, sobretudo diante dos desafios enfrentados em um cenário de ensino remoto”, explica Celso Raphael de Pádua, chefe de divisão do Centro Educacional Paulo Freire. 
 

Ainda de acordo com Pádua, a possibilidade de trabalho com um material suplementar, elaborado especificamente para esse contexto, demanda apropriação e conhecimento desse recurso pedagógico pelo docente.

“Portanto, é de grande relevância que ele passe pela formação e possa aprimorar as diversas possibilidades de desenvolvimento do material usado”, finaliza. 

Aprender Sempre 
Diante da suspensão das aulas em decorrência das medidas preventivas para conter a pandemia da COVID-19, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou um levantamento de quais seriam as habilidades essenciais do Currículo para serem trabalhadas durante o ano letivo de 2021, que contemplassem o ciclo 2020-2021.

Essa priorização curricular vem da compreensão de que estamos vivendo uma situação excepcional, a qual impactou no tempo pedagógico do professor com o estudante e também aprofundou desigualdades. Nesse contexto, foi necessário fazer escolhas de quais seriam as habilidades essenciais para serem trabalhadas com os estudantes em 2021 para que possam seguir sua trajetória escolar com sucesso.


As habilidades essenciais devem ser o foco do trabalho pedagógico em 2021. Porém, escolas e professores têm autonomia para promover a consolidação dessas habilidades de diferentes formas, assim como ir além delas, de acordo  com o desenvolvimento de seus estudantes, adequando à realidade de cada contexto, modalidade e à proposta pedagógica da escola.

arquivo