InícioEducaçãoEducação realiza formação continuada “Construindo Saberes”

Educação realiza formação continuada “Construindo Saberes”

Com ênfase no material “Aprender Sempre”, a formação tem como objetivo contribuir com os recursos pedagógicos já oferecidos

- continua após a publicidade -

A Secretaria da Educação e a Associação Parceiros da Educação iniciaram uma formação continuada para os professores e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Ribeirão Preto.

As aulas, que acontecem de forma on-line e com encontros mensais, têm como principal objetivo contribuir com a formação docente, com ênfase no material “Aprender Sempre”, disponibilizado para suplementar os recursos pedagógicos usados, principalmente neste contexto de pandemia. 

arquivo pessoal


“Este curso de formação continuada é de extrema importância para os docentes. O ser professor se constitui incessantemente, e é por meio dessa perspectiva que estabelecemos uma parceria com a Associação Parceiros da Educação, no intuito de preparar e aprimorar constantemente a prática docente, sobretudo diante dos desafios enfrentados em um cenário de ensino remoto”, explica Celso Raphael de Pádua, chefe de divisão do Centro Educacional Paulo Freire. 
 

Ainda de acordo com Pádua, a possibilidade de trabalho com um material suplementar, elaborado especificamente para esse contexto, demanda apropriação e conhecimento desse recurso pedagógico pelo docente.

“Portanto, é de grande relevância que ele passe pela formação e possa aprimorar as diversas possibilidades de desenvolvimento do material usado”, finaliza. 

Aprender Sempre 
Diante da suspensão das aulas em decorrência das medidas preventivas para conter a pandemia da COVID-19, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou um levantamento de quais seriam as habilidades essenciais do Currículo para serem trabalhadas durante o ano letivo de 2021, que contemplassem o ciclo 2020-2021.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Essa priorização curricular vem da compreensão de que estamos vivendo uma situação excepcional, a qual impactou no tempo pedagógico do professor com o estudante e também aprofundou desigualdades. Nesse contexto, foi necessário fazer escolhas de quais seriam as habilidades essenciais para serem trabalhadas com os estudantes em 2021 para que possam seguir sua trajetória escolar com sucesso.


As habilidades essenciais devem ser o foco do trabalho pedagógico em 2021. Porém, escolas e professores têm autonomia para promover a consolidação dessas habilidades de diferentes formas, assim como ir além delas, de acordo  com o desenvolvimento de seus estudantes, adequando à realidade de cada contexto, modalidade e à proposta pedagógica da escola.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -