A partir da manhã desta terça-feira (05), os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podem consultar o seu cartão de confirmação de inscrição, por onde poderão consultar o local onde devem fazer a prova.
Para ter acesso ao cartão e consultar o local de sua prova os estudantes devem acessar a página do participante no site do INEP ou através do aplicativo oficial do Enem disponível na Play Store e na App Store. No cartão de confirmação também consta o número de inscrição, o registro da data e hora do Enem e a confirmação caso tenha solicitado atendimento especializado para o dia da prova.
É recomendado que você imprima o documento e leve no dia da realização da prova, junto com um documento oficial com foto além de sua caneta preta.
Segundo o Inep, o sistema tem funcionado sem problemas e algumas reclamações em redes sociais sobre dificuldade de acesso podem ter sido causadas por tentativas de acesso durante a madrugada, quando o cartão de confirmação ainda não estava disponível.
Datas do Enem 2020
Pela primeira vez, além das provas impressas o Enem terá uma versão da prova aplicada virtualmente. A edição impressa do Enem será nos dias 17 e 24 de janeiro, a versão digital será aplicada para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados.
Em alguns casos específicos, como quando houver problemas estruturais no local das provas, o exame poderá ser reaplicado. As datas para isso são 24 e 25 de fevereiro. Nessas datas, as provas serão aplicadas também para as pessoas que estiverem privadas de liberdade. Em todas as situações, o resultado do Enem está marcado para ser divulgado em 29 de março.
As datas da atual edição do Enem foram divulgadas em junho, após o Ministério da Educação anunciar o adiamento do exame, que seria realizado em novembro, em razão da pandemia de covid-19. À época, estudantes fizeram campanha para que o governo ou o Congresso adiassem as provas.
Reaplicação por doença
Também poderá pedir para participar da reaplicação da prova em fevereiro quem estiver diagnosticado com covid-19, nas primeiras datas de realização das provas. A solicitação poderá ser feita na Página do Participante do Enem.
O mesmo serve para outras doenças infectocontagiosas. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.
O Inep orienta o participante que seja acometido por sintomas de qualquer dessas doenças no dia ou na véspera da realização do Enem a entrar em contato também pela Central de Atendimento, no número 0800-616161, de modo a agilizar a análise do caso.
Como será o Enem Digital
Apesar de ser anunciado como novidade para 2020, a aplicação digital da prova já é debatido pelo MEC desde 2015. Esse ano, no entanto, a aplicação de forma digital ao invés dos tradicionais cadernos impressos será feita em formato piloto, para apenas 2% dos mais de 5 milhões de estudantes esperados nos dias de provas.
E não há motivo para grandes preocupações. A migração das provas para o formato digital será gradual. De acordo com os planos do Inep, o ENEM só será totalmente digital em 2026. São seis anos para escolas e alunos poderem se adaptar.
Como funciona o Enem Digital na prática?
Basicamente, o Enem Digital é a versão informatizada do Enem.
Os participantes farão as provas diretamente nos computadores de laboratórios de informática em diversas faculdades e escolas brasileiras, ou seja, as provas serão realizadas com segurança e monitoramento, assim como as impressas, a versão digital da prova não significa que as provas poderão ser feitas de casa, por exemplo.
Os computadores utilizados para a versão digital do Enem serão fornecidos pelos locais de prova e durante a aplicação do exame, não terão acesso à internet.
As provas aplicadas no formato impresso e no Enem Digital serão diferentes, mas o tempo para resolução e a dificuldade das questões serão as mesmas. Dessa forma, a igualdade será garantida pela Teoria da Resposta ao Item, a TRI, que é usada para fazer o cálculo da nota do Enem.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e colabora para:
- Acesso à educação superior: Sisu | Prouni | instituições portuguesas.
- Acesso a financiamento e apoio estudantil: Fies | Prouni.
- Autoavaliação
- Desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Dividido em dois dias, os estudantes farão 04 provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada dos seguintes temas:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias.
- Ciências humanas e suas tecnologias.
- Ciências da natureza e suas tecnologias.
- Matemática e suas tecnologias.
Os estudantes também precisam desenvolver uma redação de no máximo 30 linhas. Um texto dissertativo-argumentativo desenvolvido a partir de uma situação-problema (tema), sugerido.