Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.
As aulas na Rede Municipal de ensino de Ribeirão Preto, para os 47 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante, retornam na próxima semana, dia 3 de fevereiro, de forma 100% presencial e obrigatória, cumprindo com todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19.
Todas as unidades escolares já receberam os EPIs necessários: máscaras para alunos, professores e funcionários, face shields, aventais, sabonete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel. Além disso, todas as escolas realizaram adequações, tais como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros, salas de aulas e sanitização dos ambientes, tudo isso após a averiguação realizada pelos médicos infectologistas, que estabeleceram critérios objetivos para que o retorno presencial acontecesse de forma segura desde o ano passado.
“Para este ano, nosso foco é o aluno. Tudo que envolve sua aprendizagem e recuperação será feito”, disse o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel. Ainda de acordo com o secretário, os investimentos na infraestrutura das escolas também são prioridade. “A climatização de todas as mais de mil salas de aulas da rede com aparelhos de ar-condicionado já começou, o que vai proporcionar ambientes propícios à aprendizagem, 2.500 novos computadores e kits multimídia também foram adquiridos, quadruplicamos o repasse da subvenção para as Associações de Pais e Mestres, além do reverdejamento, uma ação inédita com o investimento de R$ 5,4 milhões para verdejar as unidades escolares”, disse.
O plano de expansão da rede municipal de ensino continua. Serão 20 novas escolas para Ribeirão Preto. Destas, dez já foram inauguradas. Um investimento de R$ 60 milhões, que está gerando cerca de oito mil novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental.
Ações 2022
A Secretaria da Educação está com várias ações voltadas à aprendizagem dos alunos da rede municipal:
- A ampliação da carga horária, com a implantação da 6ª aula para os estudantes do ensino fundamental;
- A recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática;
- Salas de estudos e de laboratórios de informática;
- Oficinas práticas de leitoras e matemática;
- Professores exclusivos para regência das oficinas;
- Formação continuada personalizada para desemprenho eficiente das oficinas;
- Programa Tempo de Aprender com professores assistentes (Governo Federal);
- A reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental, além de contar com um novo material didático;
- O Programa Municipal de Alfabetização e Letramento.