Estudantes e professores de arte da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto estão participando, desde o mês de abril, do Projeto de Formação em Arte Moderna e Contemporânea. O projeto é destinado a alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e terá duração até novembro.
A formação prevê visitas ao MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto) e ao Instituto Figueiredo Ferraz, onde os alunos podem conhecer acervo principal e também exposições itinerantes. As visitas são seguidas de atividades educativas com orientação de monitores, relacionando a leitura das obras de arte a aspectos culturais presentes na sociedade.
“A prática vai além da ilustração dos estudos desenvolvidos em sala aula. O projeto busca ampliar conceitos e trabalhar diferentes conteúdos relacionados à área artística, oportunizando ao aluno que conheça um espaço expositivo e as sensações que provoca em nós, por exemplo”, explica Ana Cristina Iozzi, professora formadora da área de Arte da rede municipal de ensino.
Durante as visitas ao IFF e ao MARP, os estudantes vivenciam de perto a forte experiência de estar frente a uma obra de arte original, o que permite novas reflexões e formação de consciência artística, proporcionando uma leitura de mundo mais apurada a partir da leitura dos códigos não verbais presentes nas artes visuais.
As visitas acontecem de terça a sexta, nos períodos da manhã e da tarde. No total, serão realizadas 160 ao longo do projeto, até o mês de novembro, contemplando todas as escolas municipais de Ensino Fundamental 2.