Dezembro de 2020. O ano que nos colocou frente a frente com o improvável chega ao fim. Escola sem aluno, artista sem palco, avós sem abraço. Teve de tudo até aqui, inclusive Adriana Calcanhoto cantando funk. Pois é, e justamente esse funk, Bunda lê lê, virou clipe em homenagem à formatura dos 9º anos da Emef Profª. Elisa Duboc Garcia, com direito a depoimento da cantora para os alunos.
“Oi galera, parabéns pela conquista. Foi difícil chegar até aqui e temos muito mais pela frente. Vamos à luta”, diz Adriana Calcanhoto, uma das mais expressivas artistas da Música Popular Brasileiras, aos estudantes de Ribeirão Preto.
A ideia de usar a música no vídeo de formatura – em função da COVID-19, a Secretaria Municipal da Educação orientou homenagens por meio digital, evitando eventos presenciais com os estudantes – partiu do professor de Arte Cleido Vasconcelos, que atua desde 2019 na rede municipal de ensino.
“Eu não conheço a Adriana Calcanhoto, mas eu queria usar a música desde a primeira vez que a escutei, porque é uma letra subversiva. Entrei em contato com a assessoria dela e contei a história da escola, dos alunos, que amam funk, mas que não conheciam o trabalho da Adriana. Ela gostou da ideia e enviou um depoimento para nós assim que voltou de Portugal”, explica o professor.
Localizada no Jardim João Rossi, a Emef Elisa Duboc tem cerca de 600 alunos e é uma das 31 escolas municipais de Ensino Fundamental de Ribeirão Preto. Como todas as unidades da rede municipal de ensino, a escola seguiu o modelo de ensino remoto no ano letivo de 2020, em virtude da pandemia. O clipe de formatura utiliza justamente cenas da escola vazia, dos alunos estudando em casa e dos professores trabalhando on-line.
“Tive muito apoio da coordenadora da escola, a Lizandra, que me ajudou a organizar os contatos com a assessoria da Adriana Calcanhoto e também a participação dos professores e dos alunos”, acrescentou o docente.
O vídeo foi exibido com exclusividade aos alunos do dia 17 de dezembro, em encontro virtual para celebrar a formatura. No dia 18, o material foi transmitido pelo Escola na TV (Canal aberto 6.3 e Canal VIVO 09), programa de teleaulas da Secretaria Municipal da Educação para os 47 mil alunos da rede municipal, com veiculação simultânea nas redes sociais (https://www.facebook.com/EscolanaTVRP/ e