A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS), confirmou para esta quinta-feira, dia 18, a “6ª Exposição Artesanal com Materiais Recicláveis dos Trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde”. O evento acontece das 9h às 16h, na sede da Secretaria, localizada na Rua Prudente de Morais, nº 457, Centro.
A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), completa seis anos com avanços na destinação dos resíduos gerados pela população após o consumo.
Assinada por 22 associações e mais de 500 empresas, a lei amplia a capacidade do Brasil na destinação adequada das embalagens pós-consumo e prevê o gerenciamento integrado de resíduos sólidos gerados em larga escala diariamente.
Segundo pesquisas divulgadas pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), desde a aprovação da lei ocorreu um aumento de 138% no número de cidades que desenvolvem programas de coleta seletiva. Muitas ações superaram as exigências da Política. Isso porque, as iniciativas de algumas empresas atingiram todo o território nacional, contemplando um número 44% maior de municípios do que a meta estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente.
As parcerias da indústria e comércio expandiram também nesse período o índice de Pontos de Entrega Voluntária existentes no Brasil. Os dados revelam que, entre 2012 e 2014, foram instalados 1.646 PEVs, resultado 255% superior à meta estipulada para 2015.