Vendas do varejo da região de Ribeirão Preto crescem 3,7% em março, na comparação com o mesmo mês de 2016

0
814
Centro de Ribeirão Preto / Foto: Arquivo

Em março, o faturamento real do comércio varejista na região de Ribeirão Preto atingiu quase R$ 3 bilhões, crescimento de 3,7% em relação ao mesmo mês de 2016. No acumulado dos últimos 12 meses, houve crescimento de 4,9% nas vendas. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Entre as nove atividades analisadas, apenas o segmento de outras atividades (-2,3% e impacto negativo de 0,6 ponto porcentual [p.p.] para o resultado geral) – composto pelo varejo de combustíveis para veículos automotores, lubrificantes, livros, jornais, revistas e papelaria, artigos recreativos e esportivos, joias e relógios, gás liquefeito de petróleo (GLP) e artigos usados- ,apresentou retração no faturamento na comparação com o mesmo mês de 2016.

Em contrapartida, os setores de farmácias e perfumarias (16,4% e colaboração de 1 p.p.), supermercados (2,6% e impacto de 0,9 p.p.) e concessionárias de veículos (6,2% e contribuição de 0,8 p.p.) registraram crescimento e foram determinantes para o resultado geral positivo.