Ribeirão Preto recebe Encontro Regional da Facesp

Evento será realizado na ACIRP e tem como objetivo apresentar os impactos que o Cadastro Positivo irá trazer para consumidores e empresas

0
862
arquivo

A Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) realiza na próxima segunda-feira, dia 16, o Encontro Regional em Ribeirão Preto – Região Administrativa 11 (RA 11). O evento ocorrerá na ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, a partir das 14 horas, e vai tratar de assuntos como o fortalecimento da rede de Associações Comerciais e as mudanças e benefícios com o Cadastro Positivo.

Empreendedores de 16 cidades foram convidados. A RA 11 compreende os seguintes municípios: Barrinha, Brodowski, Cajuru, Guariba, Jaboticabal, Luis Antonio, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Vista Alegre do Alto, além de Ribeirão Preto.

O presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, avalia que as Associações Comerciais devem traçar ações em conjunto, por meio da integração e da troca constante de experiência. “A Facesp está percorrendo o Estado para ouvir e se colocar, absolutamente, à disposição das Associações Comerciais, compartilhando os anseios e buscando soluções para as necessidades, a partir do entendimento integral das dificuldades. Deste modo, a rede Facesp estará cada vez mais forte”, afirmou Cotait.

O vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, será o responsável pela palestra sobre os avanços do Cadastro Positivo. “Ele protege o histórico de bom pagador. As consequências práticas serão uma maior oferta de crédito, a redução dos juros e o aumento do consumo”, avaliou.

Bertaiolli também vai apresentar um panorama geral das políticas públicas que poderão impactar positivamente os empreendedores, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a liberação do FGTS e a atualização da Lei do Jovem Aprendiz.

“As medidas do governo são importantes para melhorar a nossa economia, porém, elas têm como princípio a definição de normas claras para que todos cumpram a lei. A informalidade traz prejuízos a todos”, afirmou Bertaiolli.

Para o presidente da ACIRP, Dorival Balbino, a nova Lei representa um aumento nas oportunidades de negócios e a possibilidade de desenvolvimento e crescimento para o Brasil. “De cerca de 11 milhões aumentaremos para mais de 120 milhões o número de consumidores dentro do Cadastro Positivo, sendo que 22 milhões atualmente não têm acesso ao crédito. Esses novos dados vão gerar uma concessão de crédito mais justa, competitiva e segura”, avalia Balbino.



“Além da discussão sobre os impactos do Cadastro Positivo aos consumidores e às Associações Comerciais, este encontro também será uma grande oportunidade para conhecermos melhor e estreitarmos relações com a nova diretoria da Facesp”, afirma o ex-presidente da ACIRP, Francisco Carlos Júlio Pinghera e atual vice-presidente da RA 11 Ribeirão Preto.