Segundo a nova colocação do Plano São Paulo, na fase como funciona a cidade:
Para ajudar os munícipes a entenderem como funciona a retomada consciente na fase amarela, o novo episódio do SPlica traz todos os detalhes da nova fase.
A flexibilização permite a reabertura, com restrições de funcionamento de bares e restaurantes e salões de beleza.
Que se juntam aos estabelecimentos já permitidos na fase laranja o qual Ribeirão Preto já deve salta liberando o funcionamento também de: comércio de rua, shoppings, concessionarias, imobiliárias e outros serviços não essenciais.
Veja a regras da fase Amarela:
I – Consumo local, que inclui bares, restaurantes e similares;
Desde que: Em área ao ar livre, respeitem a capacidade de 40%, cumpram o horário reduzido de até 6 horas e adotem os protocolos padrões e setoriais específicos.
II – Salões de beleza e barbearias.
Desde que: Respeitem a capacidade de 40%, cumpram o horário reduzido de até 6 horas e adotem os protocolos padrões e setoriais específicos.
Na fase 3, as regras também mudam para os estabelecimentos já permitidos na fase laranja.
I – Shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres podem abrir com capacidade de 40%, cumprir o horário reduzido de até 6 horas, praças de alimentação abertas apenas se forem em área ao ar livre e adotem os protocolos padrões e setoriais específicos.
II – Comércio não essencial e serviços, desde que: Respeitem a capacidade de 40%, cumpram o horário reduzido de até 6 horas e adotem os protocolos padrões e setoriais específicos.
O governo de São Paulo atualizou seu plano de reabertura da economia e antecipou a volta de:
Academias, atividades culturais, eventos e convenções para a fase amarela do plano de retomada gradual.
Ainda não existe data definida para o funcionamento destes setores. Antes de reabrirem as portas, os setores precisam firmar protocolos sanitários com os municípios. As academias estavam na fase verde (4) antes da antecipação.
“Academias no modelo tradicional estão previstas para funcionar na fase verde. Nessa etapa, o que elas podem ter de funcionamento validado pelo Centro de Contingência é uma ocupação máxima de 30% da capacidade, funcionamento máximo de seis horas, e as atividades individuais são permitidas, somente as individuais. Permitidas através de agendamentos, adoção de protocolos específicos, uso de máscara, agendamento prévio e também seguimento de protocolos definidos, com destaque para limpeza intensificada dos equipamentos, três vezes ao dia, e restrição do uso dos vestiários”
Ainda não se sabe se Ribeirão Preto será liberado de imediato estes últimos itens.
Já atividades culturais – cinemas, teatros e museus – e eventos estarão liberados desde que a região esteja há quatro semanas na fase amarela. Portanto Ribeirão Preto necessariamente devera ficar em fase amarela por 4 semanas e ai sim liberar estes eventos.