InícioSaúde14 anos da Lei Maria da Penha

14 anos da Lei Maria da Penha

Durante a pandemia, os casos de mulheres agredidas aumentaram consideravelmente, resultando em uma alta de 40% no Disque Denúncia somente no mês de abril

- continua após a publicidade -

Nesta sexta, 7 de agosto, completam-se 14 anos desde que a Lei Maria da Penha foi sancionada, com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica contra mulheres.

No entanto, durante a pandemia, os casos de mulheres agredidas aumentaram consideravelmente, resultando em uma alta de 40% no Disque Denúncia somente no mês de abril, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo levantamento do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos.

arquivo

Os casos de feminicídio também tiveram alta durante a pandemia, com crescimento de 22,2%, entre março e abril deste ano em 12 estados do país, comparativamente ao ano passado, de acordo com o estudo Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19 realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pedido do Banco Mundial.

Colocamos à disposição o Prof. Dr, Marcelo Válio, referência nacional na área do direito de pessoas vulneráveis, para comentar a data, os avanços conquistados pelas mulheres nestes 14 anos desde que a lei Maria da Penha foi sancionada e as barreiras que as mulheres ainda enfrentam no dia a dia. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Graduado em 2001 PUC/SP, Marcelo Válio é especialista em direito constitucional pela ESDC, especialista em direito público pela EPD/SP, mestre em direito do trabalho pela PUC/SP, doutor em filosofia do direito pela UBA (Argentina), doutor em direito pela FADISP, pós doutor em direito pelo Universidade de Messina (Itália) e pós doutorando em direito pela Universidade de Salamanca (Espanha).  

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Adiada, Festa do Peão de Barretos terá edição especial virtual com rodeios e shows em agosto

De 25 a 29 de agosto, através do seu canal no Youtube, evento confirma provas, rodeio e shows

Em Ribeirão transmite Virada Cultural Solidária de RP

24 horas de apresentações ao vivo em prol da solidariedade neste fim de semana, com transmissão pelo Facebook em Ribeirão a partir das 20 horas. Participe e compartilhe.

Olimpíada de Tóquio tem abertura oficial nesta sexta-feira

Após o adiamento de um ano por causa da pandemia da covid-19 e ameaças de cancelamento, a 32ª edição da Olimpíada de verão ter á a abertura oficial

Coronavirus: Metade da população de Ribeirão Preto já tomou a 1ª dose

Segundo o Vacinômetro do governo estadual, 362.517 moradores já receberam a primeira aplicação do imunizante, equivalente a 50,92%.

As obras da campanha pararam e não tem data para reiniciarem

O "corredor" rescinde contrato de viadutos, túnel e corredores de ônibus,e deixa comerciantes em pânico
- PUBLICIDADE -