Início Saúde 14 anos da Lei Maria da Penha

14 anos da Lei Maria da Penha

Durante a pandemia, os casos de mulheres agredidas aumentaram consideravelmente, resultando em uma alta de 40% no Disque Denúncia somente no mês de abril

- continua após a publicidade -

Nesta sexta, 7 de agosto, completam-se 14 anos desde que a Lei Maria da Penha foi sancionada, com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica contra mulheres.

No entanto, durante a pandemia, os casos de mulheres agredidas aumentaram consideravelmente, resultando em uma alta de 40% no Disque Denúncia somente no mês de abril, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo levantamento do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos.

arquivo

Os casos de feminicídio também tiveram alta durante a pandemia, com crescimento de 22,2%, entre março e abril deste ano em 12 estados do país, comparativamente ao ano passado, de acordo com o estudo Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19 realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pedido do Banco Mundial.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Colocamos à disposição o Prof. Dr, Marcelo Válio, referência nacional na área do direito de pessoas vulneráveis, para comentar a data, os avanços conquistados pelas mulheres nestes 14 anos desde que a lei Maria da Penha foi sancionada e as barreiras que as mulheres ainda enfrentam no dia a dia. 

Graduado em 2001 PUC/SP, Marcelo Válio é especialista em direito constitucional pela ESDC, especialista em direito público pela EPD/SP, mestre em direito do trabalho pela PUC/SP, doutor em filosofia do direito pela UBA (Argentina), doutor em direito pela FADISP, pós doutor em direito pelo Universidade de Messina (Itália) e pós doutorando em direito pela Universidade de Salamanca (Espanha).  

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?