O partido dos trabalhadores (PT) colocou mais de 13 milhões de desempregados, então comemorar o que?

0
1647

Número de desocupados mais que dobra em três anos, chegando a uma taxa de 13,2%, a maior dos últimos cinco anos. Quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor privado cai, e rendimento se mantém estável.

Principais causas do desemprego

Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém, o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função.

Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema Bankline (serviços bancários pela Internet) também gerou o fechamento de milhares de vagas.

Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.

Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra

– Instabilidade política: Multinacionais não investem no pais, enquanto não sentirem confiança, e perceberem que o pais é um bom lugar para se investir. Enquanto as leis trabalhistas oferecem “muitos direitos aos empregados” e este fator faz com que o salario pago ao funcionários, seja dobrado com impostos.

-Juros altos: São mais atrativos do que investir em empregos, o empresario recebe mais especulando na bolsa de valores do que produzindo, sem contar que o juro alto inviabiliza a obtenção de créditos para comprar maquinários, veículos ou abrir um ponto de venda.