InícioEconomiaLojistas estimam queda de 8% no faturamento do Dia das Mães deste...

Lojistas estimam queda de 8% no faturamento do Dia das Mães deste ano, aponta sondagem da FecomercioSP

- continua após a publicidade -

Após quatro anos de queda nas vendas ou de desempenho muito fraco no Dia das Mães, os lojistas paulistanos seguem pessimistas com a data neste ano. De acordo com a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com 100 lojistas da cidade de São Paulo nos dias 8 e 9 de maio, a maioria acredita que a data será pior do que no ano passado, com perdas de 8% no faturamento.

Mesmo com a estimativa da Federação de aumento de até 5% nas vendas do varejo no mês de maio, a sondagem revela que esse movimento de alta pode não ser motivado pela data especial. De acordo com a FecomercioSP, o consumidor também está cada vez mais racional após uma forte restrição orçamentária da crise e do desemprego e esse novo consumidor está mais atento às promoções, menos afeito ao apelo das datas e ainda pouco propenso a se endividar. A Entidade aponta, ainda, que é possível imaginar que a sazonalidade de alguns meses, puxada pelas datas comemorativas, tenda a se reduzir gradativamente.

Na comparação com a sondagem de 2016, os lojistas esperam pelo aumento das vendas à vista, passando dos 34%, em 2016,  para 38% neste ano, diante da pouca propensão das famílias em se endividar e, também,  do risco de se expandir crédito, seja o crédito direto da loja ou aquele financiado por bancos e financeiras aos clientes de determinadas estabelecimentos. Nas vendas a prazo, a expectativa é que a maioria utilize o cartão de crédito, alcançando os 60%, ante os 62% do ano passado.

Apesar de pessimistas com a data, os empresários estão mais dispostos a fazer promoções (41% deles terão algum tipo de oferta, que normalmente é um desconto especial, alta de 4 p.p. em relação ao ano anterior). Os estoques estão mais ajustados para a data e a contratação de temporários é uma rara exceção (apenas 3% dos entrevistados declararam ter intenção de contratar temporários para a data), ainda menor do que no ano passado (5%).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em resumo, a FecomercioSP afirma que o bom desempenho projetado para o varejo no mês de maio não deve ser creditado a um aumento expressivo de vendas no dia das mães, uma vez que as expectativas dos lojistas mostram claro pessimismo. A possibilidade de uma performance positiva se deve a uma combinação de fatores específicos que estão marcando o atual processo de normalização do ritmo da atividade varejista.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 156 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista – aproximadamente 4% do PIB brasileiro – e gera 5 milhões de empregos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.

Na estreia do Paulistão, Botafogo empata com o Santo André

Com o empate, o Tricolor soma um ponto no Grupo C, que tem o Palmeiras na liderança com três pontos.

Esta adiantado estudo que usara agua do rio Pardo para abastecimento da cidade

Atualmente, toda a água consumida na cidade vem do Aquífero Guarani; Atlas Brasil recomenda busca de novo manancial

Agendamento aberto para hoje: Adultos e inocentes

Esta aberto agendamento nesta quarta-feira 26 o agendamento para adultos e crianças com 2.500 doses para cada grupo, que serão aplicadas neste dia 27
- PUBLICIDADE -