Na manhã desta quinta-feira, dia 5 de agosto, o prefeito Duarte Nogueira visitou a empresa Logum Logística S.A, responsável pela operação de um sistema logístico de transportes de combustíveis e biocombustíveis multimodais. Na ocasião, o diretor presidente, Wagner Biasoli, apresentou o plano de expansão da empresa que irá impactar diretamente na criação de empregos na unidade de Ribeirão Preto.
A empresa está expandindo seus dutos por cidades na região metropolitana de São Paulo. Atualmente, a operação está entre as cidades de Uberaba/MG, passando por Ribeirão Preto/SP (onde está o centro de controle operacional, que garante o mais completo controle e monitoramento de toda a operação do sistema da empresa) e chegando à Ilha D’Água/RJ, uma extensão de 350 quilômetros de dutos. A expansão, realizada no principal polo de consumo do país, será nas cidades de Guarulhos, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Guararema.
Duarte Nogueira ressaltou a importância do município em receber empresas e investimentos que trarão mais desenvolvimento e empregos à população. “Ribeirão Preto é uma cidade que está investindo para melhorar sua mobilidade urbana, teremos um aeroporto moderno, da dimensão e da importância que a cidade precisa e também os dutos da Logum. Ribeirão Preto caminha para ser um centro de referência logística no estado de São Paulo”, afirmou.
Quando tiver todas suas fases concluídas, o duto terá uma capacidade instalada suficiente para atender à crescente demanda de transporte de etanol e outros combustíveis, movimentando cerca de sete bilhões de litros por ano de etanol, através de um sistema ambientalmente limpo e sustentável, em fluxos com elevadas demandas de movimentação e com restrições para crescimento por meio rodoviário.
Para o diretor presidente da Logum, a integração entre o poder público e o privado é importante para entender os dois lados e alcançar soluções comuns que irão resultar no bem comum da população. “Essa integração é fundamental e valorizamos muito isso. Temos uma expansão acontecendo em São Paulo que irá resultar em um aumento da captura de etanol aqui, gerando novos empregos”, explicou Biasoli.
Além de garantir mais segurança, o transporte por dutos gera benefícios à sociedade e ao meio ambiente. Até 2030, cerca de 400 mil viagens de caminhões transportando combustíveis serão evitadas, o que alivia o tráfego e reduz o custo de manutenção das rodovias, além de reduzir a emissão de 230 mil toneladas de CO² por ano.