Para muitas pessoas, criar espaços aconchegantes e funcionais pode ser um grande desafio. Entretanto, técnicas simples de design de interiores podem proporcionar ambientes práticos e cheios de personalidade.
Para a arquiteta Juliana Stéfani Nogueira, o grande diferencial de um projeto de decoração está na avaliação conjunta de uma série de elementos, como configuração dos ambientes, mobiliário, iluminação, materiais, texturas e cores utilizadas.
“Antes de tudo, o arquiteto tem que entender as solicitações do cliente e definir o estilo que guiará o projeto. A partir daí, ele fará uma avaliação dos espaços e das técnicas a serem empregadas”, destaca Juliana.
A arquiteta ressalta que para apartamentos de até 90m2, a predominância de cores claras e a utilização de iluminação natural proporcionam amplitude e sofisticação aos ambientes. Para o apartamento decorado do Residencial Cabreúva, localizado no Jardim Botânico, em Ribeirão Preto, Juliana optou por móveis planejados para otimizar os espaços e possibilitar maior praticidade dos ambientes. “A definição das cores e materiais de acabamento atribuem a personalidade do cliente ao projeto”, pontua.
A arquiteta preparou algumas dicas para guiar os projetos para apartamentos de até 90m2.
1. Tons Claros – Não pense apenas no branco. A paleta de cores suaves é imensa e garante luminosidade aos cômodos. Mas isto não significa que cores vivas não possam ser utilizadas. Elas podem ser pontuadas nos objetos de decoração e eventualmente representar um detalhe maior, como uma parede, por exemplo. O importante é escolher o local correto para a aplicação de texturas ou cores para evitar a sensação de diminuição do espaço.
2. Piso – utilize o mesmo acabamento para o piso de todo o apartamento e, caso opte por um porcelanato na cozinha e um carpete de madeira nos demais cômodos da casa, esteja atento à transição dos dois materiais.
3. Peças e móveis com pouco volume – Esta dica é fundamental para que o aproveitamento e a praticidade do ambiente sejam preservados. O mobiliário adequado proporciona melhor circulação e atribui sensação de amplitude ao local.
4. Nichos e Prateleiras – Utilizar nichos e prateleiras decorativas é uma excelente solução, mas é importante que não exista excesso no preenchimento das superfícies. A escolha dos objetos deve ser cautelosa e conferir representatividade aos moradores.
5. Espelhos e vidros – além de proporcionar amplitude e refletir as cores do ambiente, o posicionamento correto do espelho é um grande aliado da iluminação, pois ele reflete a luz natural. Superfícies de vidro também são coringas pela transparência e fluidez do material.