InícioDiversosComprou celular importado? Anatel deverá bloquear aparelhos sem certificação

Comprou celular importado? Anatel deverá bloquear aparelhos sem certificação

- continua após a publicidade -

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá bloquear os celulares que não tenham certificação. A proposta apresentada pela área técnica da Anatel já foi aprovada em reunião administrativa da agência, mas deve passar pelo Conselho Diretor e ainda pode sofrer mudanças.

Antes de bloquear os celulares, as operadoras deverão avisar os clientes que têm aparelhos não regularizados e, somente, após 75 dias poderão bloqueá-los. A previsão é de que as empresas comecem a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de julho, mas pode haver um adiamento no início da implantação do sistema.

Segundo a Anatel, serão bloqueados os celulares que não tenham certificação da agência e Imei válidos. O Imei é uma sequência de números que identifica o celular internacionalmente e são listados no banco de dados da GSMA, organismo internacional que reúne as empresas de telefonia móvel. Ele equivale ao número do chassi dos carros. Os aparelhos sujeitos ao bloqueio são principalmente os vendidos irregularmente no mercado nacional.

O projeto do bloqueio de celulares e sua forma de implantação vem sendo estudados pela Anatel em conjunto com as operadoras de telefonia móvel e a Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica (Abinee).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Feijoada do Pinheiro fará homenagem às Raízes Sertanejas e ao Esporte Hípico Regional

Morada du Capiau, Liga das Corridas Hípicas Regionais e os Clubes Hípicos da região estão entre os homenageados. Evento acontece no dia 10 de agosto, em Franca

Vendas de Imóveis Usados Crescem Quase 45% em Todo o Estado de São Paulo 🏡📈

Casas e apartamentos com valores de até R$ 400 mil foram os preferidos por 63,23% dos compradores.

Educação de SP Amplia Vagas no Ensino Técnico na Região de Ribeirão Preto para 2025 📚🚀

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou uma ampliação significativa no número de vagas para o ensino técnico na região de Ribeirão Preto.

🌟 Últimos Dias para Inscrições no FestDigital 2024 da APP Ribeirão! 🚀

No site do FestDigital, você encontra todas as informações necessárias sobre o calendário, regulamento e área de inscrição. As inscrições podem ser feitas até o dia 26/07.

‘Ministro Taxadd’ e ‘Zé do Taxão’: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vira meme nas redes

Ministro da Fazenda vira alvo de memes na internet, associando-o ao aumento de impostos
- PUBLICIDADE -