A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que passa por Ribeirão Preto, realizou a limpeza das margens da ferrovia em setembro. A ação teve como objetivo retirar o excesso de vegetação, além de lixo doméstico e entulho descartados de maneira irregular em alguns pontos da linha férrea na área urbana da cidade.
Os trabalhos ocorreram nos bairros Vila Mariana e Vila Carvalho. Ao todo, foram recolhidas 238 toneladas de lixo e entulho. Mesmo assim, o despejo irregular supera os esforços do trabalho de coleta nessas áreas. Por isso, a VLI também promove campanhas de segurança ao longo do ano que esclarecem sobre os riscos e transtornos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos na ferrovia.
A limpeza e roçada é feita regularmente e a ferrovia utiliza vagões e retroescavadeira durante a atividade. “A VLI possui um cronograma de manutenção das áreas próximas da linha férrea. Além disso, buscamos conscientizar a comunidade do entorno da ferrovia sobre o descarte inadequado de resíduos na faixa de domínio, prática que compromete tanto a qualidade de vida da população quanto a operação ferroviária” explica o gerente de Manutenção de Via Permanente da VLI, Diógenes Segantini.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.