Início Região Batatais APAE Batatais terá semana dedicada aos idosos

APAE Batatais terá semana dedicada aos idosos

- continua após a publicidade -

A APAE Batatais realizará de 2 a 6 de outubro a ‘Semana do Idoso’. O evento conta com uma programação composta por palestras, exposição de fotos, dia da beleza, entre outras atividades, especialmente para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

As ações acontecerão no Centro Dia do Idoso, local onde a APAE Batatais atende pessoas idosas com deficiência adquirida em situação de vulnerabilidade. Entre os assuntos que serão abordados estão a doença de Alzheimer, o Acidente Vascular Cerebral e o Cuidar e ser Cuidado.

Segundo a assistente social da APAE Batatais, Poliana Duarte, o momento é uma oportunidade para discutir temas que dizem respeito ao idoso, em especial, aquele com deficiência. “É necessário que familiares, cuidadores e toda a sociedade compreendam que idosos que possuem deficiência apresentam necessidades distintas dos idosos ativos, autônomos e independentes. Eles demandam cuidados diários e supervisão constante para evitar que sejam expostos a situações de riscos pessoais e sociais”, afirma Poliana.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

APAE Batatais atende 30 idosos diariamente no Centro Dia do Idoso

Fundado em 2003, o Centro Dia do Idoso atende, atualmente, trinta usuários, sendo: oito idosos no período da manhã, dez idosos no período da tarde e doze idosos em período integral. Considerando as necessidades, prioridades e vulnerabilidades apresentadas no contexto familiar em que o idoso está inserido, são ofertados atendimentos diurnos em períodos de permanência de 4 a 8 horas.

De acordo com a assistente social, entre as principais necessidades do público atendido está a dificuldade de cuidar. “Na maioria dos casos acompanhados existe a inversão de papéis das famílias atendidas gerada pela demanda que a deficiência apresenta, o que acaba prejudicando o convívio familiar. Sendo assim, o serviço contribui para o fortalecimento de vínculos familiares, a inclusão social, a prevenção da institucionalização de longa permanência e da segregação dos usuários, além da boa convivência comunitária”, finaliza Poliana.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO | DE 2 A 6 DE OUTUBRO DE 2017

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

DIA 2 DE OUTUBRO SEGUNDA

Manhã: Palestras sobre as doenças – Alzheimer e AVC.
Tarde: Palestra sobre cuidar e ser cuidado.

DIA 3 DE OUTUBRO TERÇA

Manhã: Exposição de fotos das atividades dos idosos, incluindo a Colcha de Retalhos, sendo apresentada pelos próprios idosos e profissionais.
Tarde: Exposição.

DIA 4 DE OUTUBRO QUARTA

Manhã: Dia da beleza – cuidados contruibuindo para autoestima (cabelos, unhas e barbas).
Tarde: Massagem e relaxamento.

DIA 5 DE OUTUBRO QUINTA

Manhã e tarde: Atividade de lazer em espaço externo juntamente com familiares.

DIA 6 DE OUTUBRO SEXTA

Manhã: Dia cultural com participação das famílias – apresentação de dança,
entrega de lembrancinhas e leitura de texto elaborado pelas famílias.
Tarde: “Uma estátua diferente” – contação de história sobre o estatuto do Idoso.
Finalização com apresentação de coral.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.

Faculdade Cultura Inglesa lança cursos gratuitos para preparar para o ENEM

Serão três versões disponíveis para os alunos: em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e, por último, Preparatório ENEM: Literatura