A primeira reforma que esta administração realizou no Teatro Municipal de Ribeirão Preto acabou no primeiro semestre deste ano, mas o resultado foi obtido somente agora, com a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O ex-secretário da Cultura, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, ao assumir a pasta e ver que o Teatro não tinha renovado o AVCB, não permitiu que a situação continuasse e buscou recursos junto a inciativa privada. Logo nos primeiros meses, já iniciou as obras de adequação que o Teatro necessitava para ter o Auto de Vistoria.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 55 mil na troca de todo o forro da entrada, bilheteria, saguão e escritório, sendo retardante de chamas; aplicação de verniz também retardante de chamas no madeiramento da plateia, palco inferior e subsolo; instalação de corrimão na entrada e na plateia e retirada do antigo carpete.
Ao iniciar as obras, foi feito também o treinamento da brigada de incêndio com funcionários do Teatro e da Secretaria da Cultura, que já estão atuando tanto na prevenção de incêndios, como no combate, caso for necessário.
“O secretário José Carlos trabalhou muito para viabilizar os recursos financeiros que o Teatro necessitava para iniciar essa reforma e obter o AVCB. Pude acompanhar de perto esse trabalho e ver o quanto era importante para ele ter a renovação do Auto de Vistoria. Hoje, com o AVCB renovado, a equipe do Teatro e da Secretaria tem a incumbência de dar continuidade às obras de melhoria até entregar o equipamento em perfeitas condições de uso para o público e artistas de Ribeirão Preto, de São Paulo e do Brasil”, disse a secretária da Cultura, Isabella Pessotti.
A renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é importante para o Teatro Municipal oferecer ao público espetáculos com toda a segurança que o local exige.
Obras de Modernização
O Teatro continua recebendo melhorias. Nesta etapa, estão sendo investidos cerca de R$ 90 mil na reforma dos camarins superiores e a troca de parte da iluminação cênica.
As obras de modernização do Teatro Municipal terão duração de aproximadamente dois meses e serão realizadas sem afetar o funcionamento do Teatro, que mantém sua agenda de espetáculos inalterada.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.
É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.
O Teatro Municipal
Foi inaugurado em 1969 com linhas modernas e capacidade para 515 pessoas. O estacionamento fica localizado ao lado do teatro, com capacidade de aproximadamente 40 carros. Por ser um lugar arborizado e amplo, é usado também para eventos culturais como o Tanabata, a Virada Cultural e festivais de teatro.