Na próxima terça-feira, dia 22, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), entrega, às 9h30, as três unidades de Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas em Situação de Rua, em substituição ao antigo Cetrem. São elas: Abrigo Municipal Esperança, Abrigo Municipal Renascer, Casa de Passagem Ribeirão Preto.
Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Sodré, esse foi um grande desafio para a Secretaria, sobretudo para atender a legislação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com a finalidade de adequar o convênio firmado para atendimento de 150 pessoas por dia, como o que ocorria na Cetrem dos Campos Elíseos.
“Tivemos que aceitar esse desafio de uma nova tipificação de Assistência Social e reordenamento do serviço de acolhimento para a população em situação de rua, passando a atender, no máximo, 50 pessoas em cada projeto, com sua estrutura predial. Além disso, abrigar no máximo quatro pessoas por quarto, com banheiro, oferecendo espaços mais aconchegantes, com ventilação e ambientes mais agradáveis, exigiu total reordenamento”, afirmou a secretária.
Serviços – Os serviços ofertam atendimento integral garantindo condições de estadia, convívio, endereço de referência, acolhimento com privacidade para pessoa adulta ou família em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
Além disso, deve-se articular outros serviços, projetos, programas e benefícios da Política de Assistência Social, bem como de outras políticas, trabalhando em rede a fim de promover a atenção integral a esta população, buscando romper costumes assistencialistas e higienista.
Veja neste link mais fotos do local.